Recreios com Vida | Trabalhos 2024/25

Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

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Fotografias:

Memória descritiva:
O projeto começou com a participação ativa das crianças na conceção dos jogos, promovendo um ambiente de colaboração e criatividade. Foram realizadas sessões de brainstorming onde as crianças sugeriram ideias para atividades ao ar livre, identificaram elementos que gostariam de incluir e discutiram a melhor forma de organizar o espaço.
Após a definição dos jogos, cada criança teve a oportunidade de esboçar visualmente os circuitos no papel, escolhendo cores e formatos que tornassem a experiência mais atrativa.
O envolvimento na fase inicial ajudou a criar um senso de propriedade e entusiasmo pelo projeto.
Com o desenho finalizado, iniciou-se a preparação do chão da escola. Foram utilizados os seguintes materiais:
• Tintas resistentes ao clima para garantir durabilidade;
• Pincéis e rolos de pintura para aplicar os desenhos;
• Moldes para números e formas geométricas para facilitar a marcação dos jogos;
• Verniz de proteção para aumentar a resistência das pinturas ao desgaste.
As crianças participaram na delimitação dos espaços e ajudaram na organização dos materiais. A aplicação das tintas foi feita por algumas crianças e pelo Coordenador Eco-Escolas que garantiu a qualidade e a segurança do processo.
Com os jogos finalizados, chegou o momento mais esperado: a exploração do espaço! As crianças foram guiadas pelas regras de cada jogo e incentivadas a experimentar diferentes formas de interação.
• Caminho da Lagarta Numerada: Percurso numérico com desafios de equilíbrio e velocidade;
• Jogo da Macaca: Tradicional amarelinha, estimulando a coordenação motora e precisão;
• Caminhos Coloridos e Formas: Desenvolvimento da capacidade de seguir padrões e reconhecer cores e formas geométricas.
A iniciativa teve um impacto positivo no recreio escolar, tornando-o mais dinâmico e estimulante. Além de promover a atividade física, os jogos reforçaram habilidades como pensamento estratégico, cooperação e resolução de problemas.
As crianças passaram a utilizar o espaço de forma mais criativa e interativa, tornando os momentos de recreio verdadeiramente enriquecedores.