Recreios com Vida | Trabalhos 2024/25

Escola EB 2,3 D. João II- Santarem (Santarém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Memória Descritiva – Projeto “Recreios com Vida” | Jogo: “Twister: Equilíbrio das Cores”
No âmbito do Projeto Eco-Escolas, decidimos desenvolver a iniciativa «Recreios com Vida», por considerarmos que faz todo o sentido num contexto escolar em que se pretende dinamizar os espaços exteriores e promover jogos educativos e saudáveis no recinto escolar ou em zonas de recreio de uso coletivo.
De acordo com as diretrizes do projeto, a turma do 6.º C foi selecionada para constituir a Brigada dos Recreios com Vida, ficando responsável pela seleção dos jogos, definição das regras e implementação prática das atividades. Este trabalho articulou várias áreas curriculares, nomeadamente Cidadania e Desenvolvimento, Educação Física, Educação Visual, Educação Tecnológica e o Plano de Desenvolvimento Pessoal, Social e Comunitário (PDPSC).
Um dos jogos desenvolvidos no âmbito deste projeto foi o “Equilíbrio das Cores”, uma proposta lúdica que estimula competências como a coordenação motora, equilíbrio, atenção e trabalho em equipa.
________________________________________
Descrição do Jogo – “Twister: Equilíbrio das Cores”
Trata-se de um jogo interativo em que os participantes devem manter-se equilibrados sobre um tapete de círculos coloridos, posicionando mãos e pés nas cores indicadas por uma roleta. À medida que o jogo avança, as posições tornam-se mais exigentes, incentivando a flexibilidade, o controlo corporal e o respeito pelas regras.
________________________________________
Materiais Utilizados
• Pratos descartáveis e bases de garrafões de água (reutilizados)
• Fita cola para fixação
• Tintas e pincéis para colorir os círculos
• Cartolina/cartão para construir a roleta artesanal
• Ponteiro giratório em papel ou cartão reutilizado
________________________________________
Processo de Construção
1. Pesquisa e planeamento: seleção da ideia e estruturação do jogo.
2. Criação dos círculos coloridos, reutilizando materiais disponíveis.
3. Construção da roleta com indicações de membros do corpo (mãos/pés – esquerdo/direito) e cores.
4. Montagem do tabuleiro no chão, utilizando fita cola.
5. Testes e aperfeiçoamento das regras com a turma envolvida.
________________________________________
Regras Principais
• Jogadores: 2 a 4 por ronda
• Cada jogada é orientada pela roleta, que indica o membro do corpo e a cor correspondente
• Só é permitido apoiar-se com mãos e pés
• O jogador é eliminado se cair ou usar outra parte do corpo
• Ganha o último jogador em jogo
________________________________________
Objetivos Educativos e Ambientais
• Estimular a atividade física e a interação social
• Promover a criatividade e o sentido de responsabilidade
• Fomentar a reutilização de materiais e práticas sustentáveis
• Desenvolver competências motoras, cognitivas e relacionais
________________________________________
Conclusão
A concretização deste jogo foi altamente positiva, revelando-se um excelente exemplo de aprendizagem ativa, trabalho colaborativo e educação ambiental. O “Twister: Equilíbrio das Cores” passou a integrar o conjunto de jogos disponíveis para os tempos de recreio, contribuindo para a dinamização dos espaços exteriores da escola e para a promoção de hábitos saudáveis e sustentáveis entre os alunos.