Escola EB 2,3 Aristides de Sousa Mendes (Vila Franca de Xira)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Regulamento:
Vídeo - apresentação do jogo (opcional):
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Vídeo dos testemunhos:
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Fotografias:
Memória descritiva:
Descrição do projeto:
Decorrente de outros projetos semelhantes já existentes há três anos na nossa escola (Brigada da Cantina ASM, Brigada da Limpeza ASM, Brigada da Horta ASM e Brigada Verde ASM), que visam a integração e inclusão plena dos alunos na escola, a promoção da cidadania ativa e a promoção de hábitos de vida saudáveis, alguns deles já distinguidos pelas suas ações/ atividades a nível nacional, este ano letivo lançamos outro desafio aos alunos, a criação da Brigada da Recreio ASM. Assim, esta Brigada “nasceu” em outubro deste ano letivo, por forma colmatar um problema muito atual nas nossas escolas, o uso do telemóvel, em detrimento do partilhar, do brincar, do convívio e da socialização entre as crianças e os jovens.
A Brigada do Recreio ASM, constituída por catorze elementos, dinamiza diariamente, nos intervalos de vinte minutos da manhã e da tarde, ou durante os intervalos de dez minutos e à hora do almoço, sempre que possível, atividades lúdicas no recreio, tais como jogos (preferencialmente jogos tradicionais) e outras atividades (futebol, andar de bicicleta, …), que são programadas em conjunto com os professores responsáveis.
Para ser facilitar a identificação dos alunos da Brigada no recreio, estes usam coletes laranjas, identificados com o nome da Brigada, e usam um cartão identificativo. Antes de se dirigiram para o recreio e desenvolver as atividades e jogos, a Brigada desloca-se a um gabinete próprio para levantar os coletes, os cartões identificativos e os materiais necessários para pôr em prática a planificação semanal, a qual contempla jogos de destreza, de competição, de coordenação e de equipa.
Semanalmente, à quinta-feira, durante uma hora, os professores responsáveis pelo projeto (a coordenadora da escola e dois professores de Educação Física) e os elementos da Brigada planificam as atividades/ jogos a desenvolver com o seus pares na semana seguinte. Para cada atividade ou jogo, há um pequeno grupo que fica responsável pela dinamização do mesmo durante o recreio. Após esta planificação, os professores coordenadores dão a formação necessária aos elementos da Brigada, para que os mesmos conheçam as regras dos jogos e as saibam aplicar junto dos colegas.
Objetivos do projeto e resultados esperados:
Numa escola onde se quer promover a harmonia, a solidariedade, o respeito, a empatia, a cooperação, a amizade, valores que se têm perdido ano após ano nas nossas escolas, considerou-se que a implementação deste projeto iria ao encontro dos nossos objetivos, sendo o primeiro a redução do uso do telemóvel no recreio. No entanto, há outros tão importantes tais como: promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar; procurar envolver diferentes alunos da escola, implementando uma prática inclusiva (alunos oriundos de outros países e alunos com necessidades específicas); sublinhar a importância da preservação dos jogos tradicionais; motivar a escola a desenvolver estratégias para a inclusão de todos os alunos e para a prevenção do bullying; proporcionar novos espaços de partilha, convívio, comunicação; e fomentar a participação das famílias e da comunidade na vida escolar.
Apesar do projeto se ter iniciado há poucos meses, o feedback da comunidade escolar, especi-almente dos alunos, é muito positivo, facto este referido como uma boa prática em muitas das atas das assembleias de turma, que decorreram em fevereiro, e na reunião de assembleia de Delegados e Subdelegados de turma com a direção do Agrupamento no dia onze março. Em ambas as assembleias os alunos referiram que a Brigada do Recreio com a dinamização de jogos e atividades têm conseguido que um maior número de colegas não use os telemóveis nos intervalos. Temos constatado que sem dúvida é projeto que tem cumprido outro dos seus grandes objetivos, o de incluir alunos com necessidades educativas específicas, até como elementos da Brigada, e outros oriundos de outros países, assim como alunos com dificuldades em socializarem.
Durante o mês de maio os elementos da Brigada aplicaram um questionário no Google Forms, a fim de recolher a opinião dos colegas relativa à sua ação durante estes meses, tal como temos vindo a fazer com as outras Brigadas ao longo destes três anos. O feedback foi muito positivo e concluiu-se que é um projeto para dar continuidade.
Detalhe o envolvimento das crianças que participam no projeto:
Numa primeira fase, procedeu-se à divulgação do projeto junto das vinte e quatro turmas da escola, para posterior inscrição voluntária de alunos neste desafio do Eco-Escolas. No mês de outubro inscreveram-se apenas seis alunos, mas com o decorrer dos meses a equipa foi crescendo e já são catorze. Atualmente, recebemos semanalmente um ou dois pedidos de inscrição na Bri-gada.
Apesar de a Brigada ser constituída por alunos de diferentes turmas e anos de escolaridade, o espírito de ajuda e colaboração entre todos tem sido exemplar, acabando por fomentar a união entre os mesmos, em prol da saúde física e mental dos colegas da escola. A autonomia da Briga-da em relação aos professores responsáveis ainda não é total, provavelmente porque é constituída maioritariamente por alunos do quinto ano de escolaridade, contudo, temos verificado alguma evolução neste campo desde fevereiro.
Em conjunto com as outras Brigadas a escola (Brigada da Cantina ASM, Brigada da Limpeza ASM, Brigada da Horta e Brigada Verde ASM), os elementos da Brigada do Recreio ASM têm desen-volvido ações junto das turmas em sala de aula, como forma de divulgação das suas ações, assim como recolherem ideias de atividades e jogos junto dos colegas para serem postos em prática nos intervalos, facto este que tem dado destaque ao trabalho realizado pela Brigada e motivo de orgu-lho quando são valorizados e reconhecidos pelo trabalho desenvolvido.
A Brigada tem verificado que há atividades que são mais do agrado dos alunos do que outras, como o andar de bicicleta, o “Três em Linha” gigante, o saltar à corda, o jogo do elástico, o jogo do Burro, o jogo do Rio, o jogo do Peixinho, etc….Assim, semanalmente vão ajustando os jogos e atividades de acordo com as preferências dos colegas.
Recentemente, constataram que o futebol é a atividade que os rapazes mais gostam de realizar, a Brigada tem vindo a promover este mês um torneio de futebol cinco, que é realizado no campo de futebol com balizas, com acesso limitado aos alunos durante o período letivo, o qual é gerido e zelado pela Brigada. Na sessão semanal de planificação semanal do trabalho, foram os próprios que criaram um filme de divulgação do torneio, que passa diariamente à hora do almoço na televisão do refeitório, assim como criaram tabelas de registo de inscrição de turmas e respetiva pontuação. Recuperaram espaços/jogos antigos no recreio, como o da Macaca, este já com mais de vinte anos de existência e pintaram numa das mesas do recreio dois tabuleiros de Damas ou Xadrez
Como desafio anual, a Brigada teve de criar um jogo totalmente inovador e pô-lo em prática com os colegas. A criação deste jogo foi um desafio tanto para os alunos da Brigada como para os professores coordenadores, uma vez que numa panóplia de jogos já existentes, é muito difícil inovar.
Envolvimento dos restantes intervenientes no projeto (comunidade escolar, comunidade exterior...) :
Para além dos alunos da escola, também os professores e a assistentes operacionais da escola consideram muito positiva a ação da Brigada no recreio, uma vez que tem controlado situações de agressão física e psicológica entre alunos e fomenta o bem estar e o gosto em estar na escola dos mesmos.
Subsequente da planificação, tem sido necessário adquirir materiais ou construir jogos em madeira, ou outro material. Desta forma, a Brigada tem contado com o apoio de um ex- funcionário da escola aposentado, que apoia diariamente a escola enquanto voluntário, o qual já tem setenta e um anos, e adora contribuir com as suas habilidades manuais para este tipo de projeto. Ajudou a Brigada a desenhar no recreio espaços específicos para os seus jogos (jogos (jogo do galo, círculo para o jogo do berlinde…).
Ao tomarem conhecimento do projeto, alguns encarregados de educação ofereceram à escola bicicletas, as quais são usadas como atividade nos intervalos, principalmente pelos alunos que querem aprender a andar de bicicleta. Também a Associação de Pais manifestou interesse em construir mais espaços lúdicos na escola.
No início do ano convidamos um avô de elemento da Brigada para estar presente numa das reuniões semanais e explicar um jogo que fazia quando era mais jovem- Jogo do Peixinho”.
Aspetos Inovadores do Projeto:
O projeto da Brigada do Recreio é uma iniciativa, que apesar de ser um desafio do Programa Eco-Escolas, foi adaptado ao nosso contexto escolar e é uma prática diária na escola, bem como prima por ser uma estrutura organizada, em que dois docentes de Educação Física são os formadores. Ainda destacamos mais alguns dos aspetos inovadores deste projeto:
-Promoção da Inclusão e Cooperação
A Brigada do Recreio trabalha diretamente na inclusão de todos os alunos, especialmente os mais vulneráveis, criando um ambiente mais acolhedor. A ideia é que os alunos se sintam mais autoconfiantes, seguros e estimulados a colaborar uns com os outros, tanto no âmbito social como no comportamento.
-Desenvolvimento de Responsabilidade e Liderança
O projeto promove a formação de alunos para que estes desempenhem o papel de monitores durante o recreio, sendo responsáveis por zelar pela boa convivência dos colegas. Esse papel ajuda no desenvolvimento de competências de liderança e responsabilidade, competências valiosas para a ação integral dos alunos.
Nota final: Na formação de professores sob a temática “As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos” no nosso agrupamento, este projeto foi apresentado por nós aos colegas e foi referido pelas formadora e formandos como uma boa prática. Enviamos link da apresentação da dinâmica do projeto apresentado na formação:
https://www.canva.com/design/DAGi9EybhZ0/PEGOD9vONprDsn-DTu7kyQ/edit?utm_content=DAGi9EybhZ0&utm_campaign=designshare&utm_medium=link2&utm_source=sharebutton
Nos dias 25 de dezembro de 2024 e 20 janeiro do corrente ano recebemos duas professoras espanholas e dez professores romenos respetivamente, em mobilidade de job shadowing, que se deslocaram à nossa escola para verem na prática a Brigada do Recreio ASM em ação (assim como as outras Brigadas ASM). Todos os docentes consideraram este, e os outros projetos, como muito inovadores já que não tinham conhecimento da implementação deste tipo de projeto nas suas escolas de origem.