Recreios com Vida | Trabalhos 2024/25

Escola Básica de Custóias (Matosinhos)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

https://drive.google.com/file/d/1BuuXpqZpQ_9y8uvv4lV2Pj_Sltn0awNQ/view?usp=sharing_eil&ts=682a25f8

Fotografias:

Memória descritiva:
«Somos um só» - Jogo do Galo
Metodologia
Para a concretização dos recreios com vida deve ser selecionado um conjunto de alunos (uma turma ou um grupo), para constituir a Brigada dos Recreios com Vida, que serão responsáveis pela execução das atividades e jogos previstos.
A brigada dos recreios:
Na seleção dos alunos, para a constituição de uma brigada de recreios com vida, teve-se em conta a escolha de alunos de diferentes idades e anos de escolaridade, assim como alunos de necessidades educativas especiais. Para agilizar a constituição desta brigada recorreu-se a um projeto de artes plásticas, o “Traço a traço” e Oficinas de Artes onde a variedade de diferentes alunos é uma realidade. Assim, a brigada responsável pela seleção e realização de jogos tradicionais foi constituída por alunos de 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano.
A Seleção do jogo tradicional:
Estando conscientes da importância de construir uma escola de jovens ativos, criativos e comunicativos que possam ocupar o seu tempo livre, em gozo pleno com a natureza promovendo a socialização entre os jovens, a promoção de atividades ao ar livre tem sido uma prática corrente.
Tendo essa prática de anos anteriores (a dinamização e construção/ pintura de jogos de estratégia e tradicionais, como o jogo da macaca, mata e xadrez), os alunos do projeto selecionaram o Jogo do Galo (“Velha” no Brasil, “tic tac toe” nos Estados Unidos e também designado em Inglaterra de “noughts and crosses”). A seleção deste jogo deveu-se à extrema simplicidade de meios e possibilidade de ser posto em prática em qualquer lugar, suporte e objetos, por outro lado, a origem deste jogo percorre a história e os continentes.
A situação problema que se colocou foi a seguinte: Como recriar um jogo que já sofreu adaptações físicas ao longo dos anos e se vestiu de uma configuração digital?
As ideias que surgiram de imediato e foram: planeta, ambiente e lixo.
Assim, tendo como objetivo estes 3 tópicos, na construção das peças o recurso material considerado lixo foi o lema, privilegiando-se o plástico, pois as peças seriam para usar no exterior e a sua manutenção seria de baixo custo, e pouco frequente. As peças estarão ao dispor dos alunos a qualquer momento que o queiram, disponibilizadas por uma assistente operacional da escola ou por um professor.
A pensar na biodiversidade e na extinção das espécies, assim como na diversidade da população humana, decidiu-se selecionar um animal simbólico de cada continente: galo- Europa; chita- áfrica; panda-Ásia; papagaio- América; Austrália -canguru, sendo que, cada continente seria representado por um nativo tradicional.
Assim, apelidou-se o Jogo de «Somos um só», referência à necessidade de respeitarmos e amarmos os animais, o meio onde habitam e os nativos, referência à ancestralidade, à diversidade dos usos e costumes e ao conhecimento que nos é transmitido pelo património oral e cultural que nos permite construir um futuro mais equilibrado e melhor.
A construção do jogo foi iniciada no 2º período e concretizado no 3º período.
• O jogo já foi posto em prática no recreio, podendo ser jogado em qualquer altura durante os tempos livres dos alunos.
• Todos os alunos têm acesso ao jogo.
• Para a comemoração da semana das expressões, atividade promovida no âmbito das atividades da biblioteca, foi construído um tabuleiro de papel à escala do que está pintado no recreio e que tem sido usado todos dias na biblioteca, nos intervalos grandes e em tempos livres dos alunos. Este tabuleiro foi construído a pensar nos dias de chuva, para o interior dos espaços escolares, as peças serão de origem natural (troncos e pedras).