Recreios com Vida | Trabalhos 2024/25

Escola EB 2,3 de Pevidém (Guimarães)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

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Fotografias:

Memória descritiva:
No âmbito da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a turma do 8.º F desenvolveu um projeto com a temática “Recreios com Vida”, cujo principal objetivo foi promover momentos de convívio saudável, inclusivo e ativo durante os intervalos escolares, através da dinamização de jogos tradicionais. Esta iniciativa visou ainda reforçar valores como a cooperação, o respeito pelas regras, o espírito de grupo e a valorização do património lúdico cultural.
Após sessões de reflexão e debate sobre os diferentes tipos de jogos tradicionais e suas vantagens, os alunos optaram por dinamizar o jogo dos sacos (corrida de sacos). Esta escolha foi feita por votação, tendo em conta critérios como a acessibilidade, simplicidade das regras, caráter inclusivo e o potencial de diversão e movimento físico.
Em trabalho de grupo, os alunos criaram um regulamento adaptado ao contexto escolar.
Com o objetivo de compreender melhor a importância dos jogos nos recreios, os alunos realizaram entrevistas e recolheram testemunhos de colegas, professores, assistentes operacionais e até familiares.
A atividade culminou com a realização da corrida de sacos no recreio, com a participação ativa de alunos de várias turmas. A turma dinamizadora ficou responsável pela organização do espaço, explicação das regras e acompanhamento da atividade.
Durante a atividade, observou-se grande entusiasmo por parte dos participantes, respeito pelas regras e uma forte componente de entreajuda. A iniciativa foi bem recebida pela comunidade escolar e deixou a vontade de repetir a experiência com outros jogos tradicionais.
O projeto “Recreios com Vida” permitiu aos alunos desenvolver competências cívicas, organizacionais e de trabalho em grupo, ao mesmo tempo que promoveram hábitos saudáveis e uma cultura de inclusão e respeito. A dinamização do jogo dos sacos demonstrou que os recreios podem ser momentos de aprendizagem e cidadania ativa, quando vividos com criatividade, responsabilidade e alegria.