Centro Escolar de S. Miguel de Poiares (Vila Nova de Poiares)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Regulamento:
Vídeo - apresentação do jogo (opcional):
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
Vídeo dos testemunhos:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
Fotografias:
Memória descritiva:
Ao longo do ano letivo 2024/2025, as turmas do Pré-Escolar e do 1.º CEB da Escola Básica de São Miguel de Poiares desenvolveram um conjunto de atividades integradas no projeto “Recreios com Vida”, promovido pelo programa Eco-Escolas.
O principal objetivo deste projeto foi dinamizar os espaços de recreio, promovendo momentos de convívio saudável, prazer e bem-estar entre os alunos, ao mesmo tempo que se procurou fomentar a interação social positiva e desenvolver competências de organização pessoal através do brincar com sentido.
Atividades Desenvolvidas
Ao longo do projeto, foram realizadas diversas ações, das quais se destacam:
• Sensibilização para a separação correta de resíduos, com ênfase na responsabilidade ambiental;
• Identificação e definição das zonas de intervenção no recreio exterior;
• Recolha e organização de materiais e jogos já existentes na escola;
• Construção de novos jogos/ materiais lúdico-pedagógicos;
• Criação de um novo jogo educativo: “Salto Sustentável”, concebido com base em princípios de sustentabilidade e cooperação.
As atividades de jogo durante os tempos de recreio foram dinamizadas por uma Brigada de Recreio, composta por alunos voluntários do 4.º ano, que atuaram aos pares, assumindo um papel de orientação e supervisão junto das restantes turmas.
Impacto e Resultados
O envolvimento ativo dos alunos nas várias fases do projeto – planeamento, construção, dinamização e avaliação – contribuiu para o desenvolvimento de competências sociais, linguísticas e comportamentais, promovendo igualmente aprendizagens interdisciplinares com sentido.
Entre os resultados mais significativos, destacam-se:
• Maior cuidado e responsabilidade no uso dos materiais e jogos disponibilizados;
• Cumprimento mais eficaz das regras estabelecidas para os tempos de recreio;
• Envolvimento direto dos alunos do 2.º e 4.º anos na construção do jogo “Salto Sustentável”, que foi posteriormente testado com as turmas do Pré-Escolar e 4.º ano, e apresentado às restantes turmas pela Brigada do Recreio;
• Ampliação da oferta lúdica no recreio, com a criação de mais um espaço de brincadeira acessível a todos.
Este projeto revelou-se uma experiência extremamente positiva, contribuindo para um recreio mais inclusivo, sustentável, cooperativo e educativo, em consonância com os valores do programa Eco-Escolas e os princípios orientadores de uma escola que educa para a cidadania.