Escola Básica Professor Francisco Honrado Pereira (Moura)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Regulamento:
Vídeo - apresentação do jogo (opcional):
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
Vídeo dos testemunhos:
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.
Fotografias:
Memória descritiva:
Memória Descritiva
Projeto "Recreios com Vida"
Eco-Escolas | Articulação com CEA – Complemento de Expressão Artística
Enquadramento e Metodologia
O projeto "Recreios com Vida" foi desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas, em estreita articulação com o CEA – Complemento de Expressão Artística, e teve como principal objetivo revitalizar os tempos de recreio através de práticas lúdicas sustentáveis e inclusivas, promovendo a educação ambiental, artística e cidadã.
A metodologia centrou-se na criação de uma Brigada dos Recreios com Vida, composta por duas turmas de 8.ºano do Agrupamento de Escolas Francisco Honrado Pereira, responsáveis por dinamizar jogos e atividades durante as aulas de CEA para os recreios. Estes alunos assumiram um papel de liderança ativa, promovendo a participação de todos os colegas e contribuindo para a melhoria do ambiente escolar.
Atividades Desenvolvidas
Destaca-se a implementação do jogo "Mirror Me", um jogo corporal de espelho, acessível a crianças de todas as idades, desde a educação pré-escolar até ao 3.º ciclo. Em pares, um aluno realiza movimentos e o outro imita, sendo o seu reflexo. Esta atividade estimula a atenção, a empatia, a coordenação motora e a expressão corporal. No entanto, por sugestão e sensibilidade à linguagem infantil, decidimos alterar o nome para "Espelho Meu", tornando o título mais apelativo, familiar e próximo do universo dos alunos, facilitando a sua adesão e identificação com o jogo.
O espaço do jogo foi cuidadosamente desenhado no chão do recreio, com base em princípios artísticos e pedagógicos. A pintura foi inspirada no círculo cromático, utilizando cores primárias e secundárias dispostas em triângulos, de forma que a mistura das cores primárias resultasse numa cor secundária ao centro. A componente estética reforça a intencionalidade educativa do projeto, articulando arte, cor e jogo de forma integrada.
Além do "Mirror Me", por iniciativa dos próprios alunos, o projeto foi enriquecido com novas criações:
• Um percurso longo, pintado no chão, no qual os participantes têm de colocar os pés em posições específicas, seguindo instruções visuais ao longo do trajeto. Esta atividade trabalha a motricidade, o equilíbrio e a concentração de forma divertida.
• Foram ainda criadas duas áreas de jogo do galo, adaptadas ao chão do recreio, permitindo a participação rápida, inclusiva e interativa de pequenos grupos de alunos.
Importa destacar que os alunos demonstraram também preocupação com o conforto térmico dos alunos, escolhendo deliberadamente zonas com sombra para a implementação dos jogos. Tendo em conta que a escola se localiza na região conhecida como “terra do sol”, esta decisão revelou uma consciência prática e adaptada ao contexto local, contribuindo para a criação de espaços mais agradáveis e utilizáveis mesmo em dias de maior calor.Estas atividades resultaram de um processo de criação coletiva, onde se valorizou a escuta ativa das ideias dos alunos, o trabalho colaborativo e a autonomia criativa.
Sustentabilidade e Reutilização
Em alinhamento com os valores do Eco-Escolas, o projeto adotou práticas sustentáveis, utilizando exclusivamente materiais reutilizados. Foram aproveitados desperdícios de anos letivos anteriores, como tintas, pincéis e outros recursos armazenados na arrecadação da escola, sem necessidade de aquisição de novos materiais. Esta abordagem reforçou a consciência ecológica e a importância do reaproveitamento de recursos no contexto escolar.
Objetivos e Impacto
O projeto teve como principais objetivos:
• Fomentar a prática de jogos tradicionais e coletivos durante os recreios;
• Promover o envolvimento dos alunos como agentes ativos na vida escolar;
• Valorizar a expressão artística e a educação ambiental através da criação de espaços lúdicos sustentáveis;
• Incentivar a inclusão, a cooperação e o espírito de equipa entre alunos de diferentes idades.
• Criar um ambiente escolar mais inclusivo, criativo e motivador.
Avaliação e Envolvimento
A Brigada dos Recreios com Vida revelou-se uma estratégia eficaz na dinamização dos tempos livres, proporcionando momentos de alegria, interação e aprendizagem. A articulação entre o Eco-Escolas e o CEA permitiu uma abordagem multidisciplinar, que alia a sustentabilidade à criatividade, refletindo o compromisso da escola com uma educação mais ativa, consciente e transformadora.
As dinâmicas implementadas têm sido um verdadeiro sucesso, com uma adesão muito positiva, espontânea e natural por parte dos alunos de todas as idades. É visível o entusiasmo com que participam, o que confirma a pertinência das propostas e o impacto positivo do projeto na vivência dos recreios. Este envolvimento reforça a importância de continuar a investir em espaços lúdicos que sejam inclusivos, sustentáveis e pensados em conjunto com os alunos.