Recreios com Vida | Trabalhos 2024/25

Colégio Heliântia (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.

Fotografias:

Memória descritiva:
Jogo “Duplo Alvo”
1. Introdução
O jogo “Duplo Alvo” foi concebido no âmbito do projeto “Recreios com Vida” integrado no programa Eco-Escolas, e desenvolvido por alunos do 1.º ciclo. Este jogo alia a diversão à atividade física, promovendo a destreza motora, a concentração e o espírito de equipa.
2. Objetivo do Jogo
O principal objetivo é lançar um saco de areia de forma a que este acerte sucessivamente em dois alvos (buracos), somando pontos até alcançar exatamente 50. Vence o jogador ou equipa que atingir esta pontuação primeiro.
3. Materiais Utilizados
- 10 Sacos de areia apropriados para lançamento manual (sacos feitos com restos de tecidos e cozidos à máquina por um grupo de Encarregadas de Educação.
- 2 Painéis com dois alvos cada, bem definidos: um que vale +5 pontos e outro que vale +10 pontos.
- Marcações no chão que definem o ponto de lançamento.
4. Regras do Jogo
• Podem jogar individualmente ou em equipas de até 5 elementos.
• Cada jogador lança, por turno, um saco de areia tentando acertar, pela ordem correta, nos dois alvos.
• O saco deve primeiro acertar no alvo de 5 pontos e só depois no de 10 pontos.
• Se o segundo alvo for atingido sem o primeiro ter sido, a jogada é anulada.
• Se o jogador errar um dos alvos, terá de esperar pela sua próxima vez.
• A pontuação é acumulativa, mas não pode ultrapassar os 50 pontos. Caso isso aconteça, o jogador regressa aos 40 pontos.
• Podem introduzir-se variações como alterar a distância ou a posição de lançamento.
5. Considerações Finais
“Duplo Alvo” é um jogo simples, acessível e altamente versátil. Estimula a participação ativa dos alunos e pode ser facilmente adaptado a diferentes contextos educativos e recreativos.