Recreios com Vida | Trabalhos 2024/25

Escola Básica de Paços de Ferreira (Paços de Ferreira)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

https://avepf-my.sharepoint.com/personal/a20612_alunos_avepf_pt/_layouts/15/stream.aspx?id=%2Fpersonal%2Fa20612%5Falunos%5Favepf%5Fpt%2FDocuments%2FAnexos%2Fcopy%5F8EAC575C%2D9DB4%2D48DC%2D8D7C%2DB66A0B979781%2Emov&nav=eyJwbGF5YmFja09wdGlvbnMiOnsic3RhcnRU

Vídeo dos testemunhos:

https://avepf-my.sharepoint.com/:v:/g/personal/a20612_alunos_avepf_pt/ESPRdvZ_GCpMqwyMnA-jop8BwxQJbMWUXE3Y4tZVDrdhCw?e=iEQdQg&nav=eyJyZWZlcnJhbEluZm8iOnsicmVmZXJyYWxBcHAiOiJTdHJlYW1XZWJBcHAiLCJyZWZlcnJhbFZpZXciOiJTaGFyZURpYWxvZy1MaW5rIiwicmVmZXJyYWxBcHBQb

Fotografias:

Memória descritiva:
ogos Tradicionais
Janeiro:
Jogos:
Jogo das cadeiras
Objetivo: Sentar numa cadeira quando a música parar.
Materiais: Cadeiras (uma a menos que o número de participantes) e música.
Participantes: Múltiplos jogadores, ideal para grupos.
Como jogar:
As cadeiras são dispostas em círculo, os jogadores andam ao redor delas enquanto a música toca. Quando a música para, todos tentam se sentar, quem ficar sem cadeira é eliminado. Remove-se uma cadeira a cada rodada.
Vencedor: O último jogador que conseguir sentar.
Finalidade: Jogo divertido, comum em festas.
Jogo dos sacos
Objetivo: Chegar primeiro ao final da linha de chegada enquanto dentro de um saco.
Materiais: Sacos grandes (por exemplo de serapilheira).
Participantes: Vários jogadores (individualmente ou em equipes).
Como jogar:
Cada participante entra com as pernas dentro de um saco, ao sinal de início, todos devem pular até a linha de chegada. Quem chegar primeiro vence.
Regras básicas:
Não pode sair do saco durante a corrida. Se cair, deve levantar-se sem tirar o saco.
Jogo das Cordas
Objetivo: Puxar a corda até fazer a equipa adversária cruzar uma linha marcada no chão.
Materiais: Uma corda resistente e marcações no chão (linha central e limites).
Participantes: Duas equipas com número igual de jogadores.
Como jogar:
As equipas posicionam-se em lados opostos da corda. Ao sinal, ambas as equipas puxam com força ao mesmo tempo. Vence a equipa que conseguir puxar o outro além da linha marcada.
Regras básicas:
Todos devem segurar a corda com as mãos. Não se pode entrelaçar a corda no corpo. É proibido sentar ou deitar-se no chão.
5ºano- 35
6ºano-24
7ºano- 6
8ºano-12
AO TODO: 65 ALUNOS
FEVEREIRO:
Lacinho (ou lenço atrás)
Objetivo: Correr antes de ser apanhado.
Como jogar:
Um jogador anda à volta do grupo sentado com um lacinho nas mãos. Deixa cair o laço atrás de alguém, que deve perceber e correr para pegá-lo. Se o jogador que largou o laço for apanhado, está fora ou troca de lugar.
Batata Quente
Objetivo: Não ficar com o objeto quando a contagem de 10 segundos acabar.
Como jogar:
Um objeto (batata ou bola) é passado de mão em mão rapidamente. Quando a contagem acabar, quem estiver a segurar o objeto sai.
Bolacha na Corda (com olhos vendados)
Objetivo: Comer ou pegar a bolacha pendurada sem usar as mãos.
Como jogar:
Bolachas são penduradas em cordas. Jogadores com os olhos vendados tentam comer ou morder as bolachas.
Finalidade: Coordenação e diversão.
Queimada (ou o "queima")
Objetivo: Acertar os adversários com a bola e eliminá-los.
Como jogar: Duas equipas em lados opostos. Jogadores tentam acertar os da outra equipa com a bola.
Quem for atingido sem defender está “queimado” e sai (ou vai para o fundo, dependendo da regra).
5 ano-28
6 ano- 26
7 ano-12
8 ano-4
9 ano- 2
Ao todo: 72 alunos
Março:
Jogo das Cadeiras
Queima (ou Queimada)
Cabo de Guerra (Jogo da Corda)
5 ano- 29
6 ano-34
7 ano- 9
8 ano- 10
9 ano-0
AO TODO- 82 ALUNOS
Realizámos os jogos tradicionais com o intuito de divertir os alunos durante a hora de almoço, afastá-los das redes sociais e chamar a atenção para o facto de que a vida não se resume a ecrãs digitais.
A atividade foi realizada uma vez por mês, de janeiro a março.