Recreios com Vida | Trabalhos 2024/25

CATL "Mundo da Criança" – Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (Ribeira Grande)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
PROJETO ECO-ESCOLAS 2024/2025
MEMÓRIA DESCRITIVA
1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Nome do projeto: “RECREIOS COM VIDA”
Nome: CATL “MUNDO DA CRIANÇA”
Professor(a) coordenador(a): Raquel Olas
Autores: Crianças do CATL “MUNDO DA CRIANÇA”
Email: mundodacrianca@scmrg.pt
2. MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO E COMO FORAM ENVOLVIDAS AS CRIANÇAS
O Projeto “Recreios com Vida” consiste na realização e dinamização de jogos dentro do recinto do CATL, preferencialmente jogos tradicionais.
Numa primeira fase, foi apresentado às crianças (grupo entre os 4 e 10 anos) o projeto e suas linhas orientadoras de maneira a explicitar os objetivos e intenções da tarefa proposta. Após esta breve introdução, passou-se a uma pequena pesquisa, tanto online como nos livros disponibilizados na página e os que tínhamos no CATL tais como: “Jogos para a PRIMAVERA” e “Jogos de Engenho”. Chegamos a um consenso e escolhemos alguns jogos:
- O Lencinho;
- Argolas e Garrafas
- O Rato e o Gato;
- Pesca;
- Três em Linha;
- Mikado
- Jogo Memória “RECICLAGEM”
A partir desta base, o grupo procedeu à organização das fases de trabalho:
- Definição de estratégias;
- Plano de trabalho;
- Escolha e recolha de materiais;
- Reutilização do material recolhido.
Materiais utilizados na construção das peças dos jogos: tintas; garrafas plásticas; papel autocolante; tampas plásticas; cápsulas de café; cartão; palitos de espetadas; copos de iogurte; pedaços de Cartolina (eva); ímanes; dois paus; pedaço de tecido… (a maioria destes materiais as crianças trouxeram de casa).
Em suma, é uma forma de valorização do recinto do CATL e ao mesmo tempo de momentos de comunicação, socialização, concentração, cumprimento de regras, partilha e convívio entre os intervenientes.