Recreios com Vida | Trabalhos 2024/25

Escola Básica Integrada com Jardim de Infância D. Manuel I (Tavira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do Vimeo.

Fotografias:

Memória descritiva:
Informação sobre a Brigada (memória descritiva)
Número e nível de escolaridade dos alunos envolvidos
O Projeto Recreios com vida” foi desenvolvido no âmbito do Programa Eco Escolas e das disciplinas de Educação Artística e Oferta Complementar, com as turmas de Pré escolar e do 1º ciclo. A Brigada
dos Recreios são alunos do 4º ano.
Estiveram envolvidos, na organização do recreio, 30 alunos das 4 turmas de 4º ano. Constituíram-se 6 grupos, 6 brigadas do recreio, que se reuniram uma vez por semana para escolher e planear um jogo, para refletir sobre a sua realização, reformular regras, organizar espaços.
Depois da reunião, deixavam expostos os cartazes com os jogos para a semana seguinte.
No seu dia de dinamizar o jogo, a brigada dos recreios responsável, na hora dos intervalos das aulas, vestia o seu colete de identificação, e convidavam alunos de outras turmas para jogar com eles. A ação periódica dos jogos e atividades promovidas pelas brigadas foi diária.
Em cada dia da semana, durante o 2º período, as brigadas promoviam jogos tradicionais, adaptados por eles, criaram outros e promoveram, com empenho, a dinâmica de atividades no recinto escolar, de uso coletivo, incluindo alunos de todas as turmas da escola, do 1º ciclo e do Jardim de Infância.
Foram cumpridos os objetivos estabelecidos :
Promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar;
Procurar envolver diferentes alunos da escola, implementando uma prática inclusiva;
Sublinhar a importância da preservação dos jogos tradicionais;
Motivar a escola a desenvolver estratégias para a inclusão de todos os alunos e para a prevenção do bullying;
Proporcionar novos espaços de partilha, convívio, comunicação;
Deverão ter uma ação periódica (1x semana), cumprimos mais tempo;
Agilizar as condições materiais para a realização dos jogos;
Divulgar/promover a existência das atividades
Apresentamos a informação sobre as Brigadas do recreio, nomeadamente: os nomes, número e nível de escolaridade dos alunos envolvidos.
Brigada 1: Francisco Mesquita - 4C, Miguel Gonçalves - 4C,Lourenço Soares - 4A
Brigada 2: Inês Carranquinha - 4C,Matilde Pereira - 4C, Carolina Figueiredo - 4A, Joana Arrais - 4A, Matilde Figueiredo - 4C
Brigada 3: Xavier Marques - 4C,Afonso Paraíso - 4
Brigada 4:Daniel Conceição - 4B, Pedro Minhalma - 4,Manel Duarte - 4B,,João Miranda - 4B, Raphael Isack - 4B
Brigada 5 :Helena Azevedo - 4B,David Fernandes - 4B,Rafaella Alves - 4C,Makey Baryshnikov - 4B, Enzo Correia - 4B
Brigada 6:Martinho José - 4C,Gustavo Lopes - 4D,Matilde Costa - 4C,João Gabriel - 4D,Neves - 4D
Registámos o número e tipo de atividades dinamizadas e a frequência com que aconteceu a Brigada Recreios Com Vida. Os alunos organizavam jogos conhecidos e outros, inventados e/ou adaptados.
10/janeiro
- Apresentação dos Projetos;
- Inscrição dos alunos;
- Constituição de grupos/brigadas;
- Escolha de jogos
17/janeiro
- Levantamento dos jogos propostos por cada brigada;
- Elaboração de cartazes para divulgação;
24/janeiro
- Reformulação/reajustamento das Brigadas;
- Preparação dos coletes das Brigadas do Recreio;
- Treino dos jogos a realizar na próxima semana,
- Atribuição de dias a cada Brigada/calendarização:
2ªf - Brigada 2
3ªf - Brigada 1
4ªf - Brigada 3
5ªf - Brigada 5
6ªf - Brigada 4 e 6
31 de janeiro
- Balanço da semana passada;
- Cada Brigada escolheu um jogo para dinamizar na próxima semana;
- Calendarização/jogos:
Dia da semana/Brigada/Jogo
2ªf - Brigada 3 e 4 - futebol humano
3ªf-Brigada 6 - telefone estragado
4ª f - Brigada 2 - Corrida de sacos
5ª- Brigada 5 - Andebol
6ª - Brigada 1 - telefone estragado
7 de fevereiro
Entrega dos cartões de porta-voz a cada Brigada;
Construção de cartazes para convidar as turmas do 2º e 3º anos a participar;
Apresentação do Projeto às turmas da escola;
- Calendarização/jogos para a próxima semana:
2ª f - Brigada 1- andebol
3ª f - Brigada 4 - mata
4ªf - Brigada 2 e 6 - lencinho queimado
5ªf - Brigada 3 - packman
6ª - Brigada 5- jogo da mosca
14 de fevereiro
- Autoavaliação dos jogos realizados durante a semana e descrição escrita do balanço geral dos benefícios verificados;
- Pesquisa de jogos tradicionais
(Durante a semana os alunos trarão um ou mais jogos tradicionais com suas regras, pesquisa na internet ou entrevista a avô, tio, vizinho…);
- Construção de cartazes para convidar as turmas do 2º e 3º anos a participar;
- Treino do jogo “Mamã dá licença?”
- Calendarização:
2ª f - Brigada 1- lencinho da botica
3ª f - Brigada 4 - mata
4ªf - Brigada 2 e 6 - futebol humano
5ªf - Brigada 3 - mata
6ª - Brigada 5- mamã dá licença?
21 de Fevereiro
- Reflexão sobre a importância da preservação dos jogos tradicionais;
-Autoavaliação dos jogos realizados durante a semana;
-Reflexão, em grupo, acerca da prestação de cada aluno nas respectivas Brigadas;
Substituição do porta-voz de cada Brigada;
-Escolha do jogo para a próxima semana;
-Treino de alguns jogos;
Calendarização:
2ª f - todas as brigadas - lencinho da botica
3ª f - Brigada 3 e 6 - mata com ringue
4ªf - Brigada 1 e 2 - a ratoeira
6ª - Brigada 4 e 5 - batata quente
28 de fevereiro
Criação de um jogo novo, com material reciclável e , por Brigada;
Escolha do jogo para a próxima semana;
Calendarização:
2ª f - Brigada 1, 4 e 5 - andebol, jogo da mata
3ª f - Brigada 2, 3 e 6 - futebol humano
7 de março
Continuação da aula anterior: criação do material para o novo jogo;
Escolha do jogo para a próxima semana;
Calendarização:
2ª f - Brigada 2 - jogo do mata
3ª f - Brigada 6 - lencinho queimado
4ªf - Brigada 1 e 3 - packman
5ªf - Brigada 5 - mata
6ª - Brigada 4 - andebol
14 de março
Autoavaliação dos jogos realizados durante a semana;
Conclusão da criação dos jogos;
Calendarização dos jogos para a próxima semana;
Desafio para a próxima semana: pensar num jogo de tabuleiro
2ª f - Brigada 2 - apanha bolas
3ª f - Brigada 4 - caça à bandeira
4ªf - Brigada 1 e 3 - Lixa e lencinho da botica
5ªf - Brigada 5 - jogo do garrafão
6ª - Brigada 6 - corrida de obstáculos
21 de março
Autoavaliação da semana;
Criação das regras e dos jogos de tabuleiro;
calendarização dos jogos para a semana seguinte:
2ª f - Brigada 1 - jogo do mata
3ª f - Brigada 2 - futebol humano
4ªf - Brigada 3 e 6 - andebol
5ªf - Brigada 5 - mata
6ª - Brigada 4 - caça à bandeira
28 de março
Autoavaliação da semana;
Criação de um Jogo da autoria das brigadas
2 e 9 de maio
Apresentação e seleção do jogo a concurso
Jogo selecionado por votação: Apanha Bolas da brigada 2:
Inês Carranquinha - 4ºC
Matilde Pereira - 4ºC
Carolina Figueiredo - 4ºA
Joana Arrais - 4ºA
Matilde Figueiredo - 4ºC