Escola Básica Alfredo da Silva (Sintra)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
A Escola Básica e Secundária Alfredo da Silva carece, desde a sua origem, de um espaço exterior condigno e apelativo que dê resposta a recreios com vida, proteção, segurança e qualidade. Carece ainda de espaços verdes e de sombra. O reduzido espaço livre, sem estar empedrado, encontra-se espezinhado e compactado, o que impede a plantação de espécies vegetais que proporcionem sombras e aumentem a biodiversidade. De verão é um foco de poeiras e, de inverno, um lamaçal. Há falta de espaço coberto (telheiros) ao ar livre, para proteção do sol intenso e da chuva que permita recreios fora do edifício da escola. A impossibilidade de usufruir dos campos de jogos, destinados à disciplina de Educação Física, limita o espaço lúdico. Não há cor, não há assentos em número aceitável, nem caixotes de lixo, bebedouros ou instrumentos lúdicos. Os alunos aguardam, a chegada dos pais ou do transporte no final das aulas, sentados no chão, muitas vezes molhado e à chuva à entrada da escola.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
A escola possui zonas impermeabilizadas, pátios, com algumas mesas de cimento que devidamente abrigadas com telheiros podem servir de entretenimento e abrigo em dias de muito calor ou de chuva.
Há faixas de terreno desnudado, ou com vegetação demasiado mal tratada, mas com possibilidade de ser remexida para enriquecimento da biodiversidade, que contêm árvores de médio e grande porte que foram plantadas ao longo dos anos em dias comemorativos ou como promoção da biodiversidade e que podem ser usadas como apoio a outras atividades de desenvolvimento da motricidade física dos alunos.
Existem também dois pequenos telheiros nas entradas dos alunos na escola, oferecidos pela Associação de Pais e algumas mesas que podem ser reposicionadas para gerar maior conforto aos alunos.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
1650 m2
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
650 m2
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
O principal objetivo deste projeto é criar condições de bem estar no exterior da escola, independentemente das condições atmosféricas, já que o único espaço interior que os alunos podem usar, como espaço de lazer coberto para se protegerem das agressões climáticas, é a sala de convívio, com uma área de cerca de 180 m2 e os corredores na sua envolvente, para cerca de 1600 alunos. Além de que, existem na escola dois núcleos de Ensino Especial, e carece espaço de lazer para recreios inclusivos. Tais factos geram bastantes situações de violência durante os recreios e um esvaziamento nas opções lúdicas das diferentes faixas etárias, o que remete para o uso intensivo de telemóveis com os perigos inerentes ao acesso desregulado das redes sociais.
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Face ao exposto o projeto tem que ter caráter permanente.
Especificar:
Este espaço terá uma grande utilidade lúdica, mas fundamentalmente será um grande contributo no desenvolvimento psicossocial e na destreza física dos alunos. Poderá também ser usado em atividades de complemento letivo em diversas disciplinas e no desenvolvimento de competências na área do meio ambiente e da biodiversidade, através das hortas suspensas e do jardim das aromáticas.
Explicite:
Para Aprender o melhor é Fazer!
Assim, se os alunos nada têm para fazer além de caminhar, empurrarem se uns aos outros ou sentarem-se onde puderem, no chão, nas tampas dos esgotos, na lama... , para ficarem recreios inteiros a navegar nas redes sociais ou em jogos digitais, não vão valorizar-se, não vão amar e respeitar um ambiente que pouco lhe oferece.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
A escola promove através de Programas como o Eco-Escolas, o respeito pelo meio ambiente, pela biodiversidade, pela solidariedade social, incutindo o sentido e o valor da sustentabilidade. Assim, serão os alunos os principais beneficiados mas também os principais agentes na mudança e na manutenção do espaço. Serão criados grupos de trabalho que, orientados pelos coordenadores do Eco -Escolas, por professores de diversas áreas, alguns voluntários e assistentes operacionais, darão corpo ao projeto de criar pátios e recreios com vida.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Toda a comunidade escolar tem tem por missão promover o bem estar, o sucesso escolar e uma educação para a cidadania nos alunos. Esta ideia de que a brincar também se aprende, não é nova, mas este ano foi impulsionada pelo desafio Eco- Pátios. Assim, os elementos do Conselho Eco-Escolas aproveitaram este desafio como o impulso necessário e partilharam-no com a Direção, no Conselho Geral, onde estão representantes das Associações de Pais, Autarquia, Junta de Freguesia e algumas empresas locais, parceiros importantes e necessários. Como já foi referido todo o projeto está centrado nos alunos, foram eles também os agentes importantes no levantamento dos dados, das ideias e na captação de imagens e pesquisa de material para a elaboração deste projeto.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
A saúde é um bem inestimável. Ao vermos alunos sentados no chão molhado, à chuva, ou sob um sol escaldante, aguardando por transporte para casa, ou esperando que o tempo do recreio passe para poderem voltar a um ambiente menos agreste, deixa-nos tristes e preocupados. As crianças, os jovens necessitam de brincar, de atividades ao ar livre, mas com condições. Só assim aprendem a respeitar e valorizar a Natureza, as florestas, através da árvore porque lhe dá sombra e um banco para se sentar, as flores que dão cor e alegram o espaço, ao contrário da aridez ou do lamaçal. Com poucos recursos podemos fazer a diferença entre um pátio colorido, apelativo, confortável ou um pedaço de nada, entre o silêncio de de um grupo que apenas conversam com siglas ou as gargalhadas felizes que deviam encher os recreios das escolas.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Dadas as carências económicas da escola, queremos acreditar que este concurso será uma alavanca para um início de intervenção muito próximo. A esperança é a última a morrer, e, como dizia António Gedeão, "O sonho comanda a vida... como uma bola colorida entre as mãos de uma criança!"
Assim diremos que este ano o sonho da nossa escola vai acontecer.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Quando nada se tem tudo o que se recebe é bem vindo. Assim, será muito valioso o contributo de todos os parceiros que promovendo os ODS-2017, se associem nesta iniciativa e apoiem com o que puderem, assistência técnica paisagística e outros recursos materiais, pela CMS; mão de obra e alfaias, da Junta de Freguesia de Rio de Mouro, para o tratamento do solo; plantas hortícolas e aromáticas para a horta e jardim junto à casinha do Ensino Especial, pela Associação de Pais. São apenas sugestões, mas todos juntos faremos a diferença!
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Recursos financeiros - aproximadamente 3000 euros
Recursos humanos - técnicos paisagísticos ( CMS), mão de obra da área de jardinagem e carpintaria ( JF Rio de Mouro), voluntários ( Associação de Pais), assistentes operacionais, professores e alunos
Recursos materiais- ver tabela em anexo
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
1- Aumento da assiduidade dos alunos
2- Redução do número de ocorrências comportamentais e de violência nos recreios
3- Redução do lixo produzido no espaço exterior
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
- Não sermos comtemplados com um prémio, o que dificulta o arranque do projeto;
- A inoperância da Autarquia e da Junta de Freguesias;
- A falta de verbas.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: