CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

Escola Básica 2,3 de Alfornelos (Amadora)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
- Algumas zonas do espaço exterior apresentam diversos perigos, nomeadamente de quedas, por serem zonas altas, estreitas e desniveladas.
- Pavimento com bastantes buracos e desnivelado.
- Poucas zonas de sombra e de abrigo da chuva.
- Poucos equipamentos de lazer e em mau estado (apenas duas mesas de ténis de mesa).

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Os espaços abundantes espaços verdes em volta da escola constituem um dos pontos fortes da escola, com potencialidades no âmbito da promoção de bem-estar físico e mental. Contribuem com uma grande biodiversidade, nomeadamente no âmbito dos polinizadores. Estes espaços com algumas arvores de fruto e outros, são um recurso pedagógico valioso, bem como um espaço propicio à exploração por parte dos alunos em atividades lúdico-recreativo.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
39000

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
3000

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Criação de trilha
- Para explorarmos a natureza, biodiversidade e geodiversidade, que envolvem a escola precisamos criar caminhos seguros e acessíveis a todos os alunos com qualquer tipo de mobilidade.
- Pretendemos colocar uma estrutura em metal ou em pvc reciclado, de modo a facilitar o acesso e aumentar a segurança.
- Acrescentar solo de modo a preencher e a nivelar o terreno.
- Realizar plantações de espécies arbustivas e arvores que permitam atrair polinizadores.
Criação de um espaço de lazer com sombra
No zona de lazer poderíamos colocar um painel solar que permitisse produzir energia e funcionar como cobertura. Nesse espaço poderíamos colocar algumas estruturas que permitissem sentar e conviver em grupos, lanchar, fazer jogos de tabuleiro, ou fosse possível desenvolver algumas atividades letivas ao ar livre, visto que alguns dos nossos professores recorrem a essa prática, principalmente quando está uma temperatura agradável.
Estacionamento de bicicletas
A nossa escola ainda não tem um espaço para colocarmos as nossas bicicletas e isso é um dos motivos pelo qual alguns alunos têm receio de vir de bicicleta para a escola, por um lado temem que seja furtada, por outro lado, se deixássemos muitas bicicletas presas no passeio, exterior à escola, isso iria dificultar a mobilidade e acessibilidade para todos no passeio.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Pretendíamos que estas intervenções fossem permanentes, com um carater de sustentabilidade, contribuindo para a melhoria da qualidade do espaço escola.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
Aumentar a segurança, diminuir o risco de acidentes, tais como quedas.
Diminuir espaços isolados inacessíveis e com pouca vigilância.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
De um modo geral, os alunos têm um papel fundamental na manutenção dos espaços limpos e preservados.
Os alunos terão um papel importante na implementação de marcadores informativos ao longo dessas trilhas e sinalética geral alusiva o bom uso dos espaços.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Relativamente às trilhas prevemos recorrer à comunidade escolar e local para as construir. Para a plantação e manutenção das espécies vegetais prevemos a participação da comunidade educativa, incluindo alunos e pais/encarregados de Educação. Os alunos, no âmbito dos domínios de articulação curricular irão elaborar marcadores informativos ao longo das trilhas, fornecendo informações sobre plantas, animais, ecossistemas e história local, transformando o percurso numa oportunidade de aprendizagem. Este trabalho será realizado tendo sempre por principio que o espaço deve ser usado por todos, procurar-se-á refletir em formas de eliminar barreiras físicas e promover oportunidades para estimular os sentidos dos alunos através da exploração sensorial ( texturas, cores, aromas e sons).
Os alunos poderão realizar algumas pinturas no espaço de lazer, nomeadamente no âmbito do clube da artes, escolher motivos de decoração dos bancos e mesas.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Benefícios do projeto:
Tornar o espaço escolar mais apelativo.
Impulsionar formas de interação e lazer que evitem o usos excessivo dos dispositivos digitais.
Contribuir para a mobilidade sustentável.
Promover hábitos de vida saudáveis.
Melhorar a concentração, reduzir o estresse e aumentar a motivação dos alunos.
Aspetos diferenciadores/inovadores:
Pensamos que a sustentabilidade deve ser uma prioridade no paisagismo escolar. Envolver a comunidade escolar no processo pode aumentar o sentido de pertencimento e responsabilidade.
As trilhas incentivam a exploração e a curiosidade natural dos alunos, bem como à aprendizagem prática.
Pretendemos criar espaços que sejam funcionais, harmoniosos e acessíveis a todos, desenhados para um uso universal, portanto inclusivos.
Um espaço exterior com multifunções incentiva a aprendizagem, estimula a criatividade, promove a socialização e oferece uma alternativa revitalizante ao ambiente fechado da sala de aula.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
2.º semestre

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Procurar apoios nos órgãos de poder local (autarquia e junta de freguesia) para aquisição de materiais.
Colaboração dos pais/Encarregados de educação.
Procura de donativos junto a instituições diversas.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Passadiços/Trilha: 3500 euros (estrutura reciclável)
Escavação de terras e terraplanagem com meios mecânicos: 1500 euros (cerca de 2,70€ m³).
Estrutura fotovoltaica para fazer sombra - propor uma parceria com a ENAT que dimensiona e instala sistema fotovoltaicos para estacionamentos.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- número de iniciativas realizadas fora da sala de aula (plano anual de atividades e projeto de turma).
- tempo de uso dos telemóveis durante a permanência na escola (autoavaliação).
- número de bicicletas parqueadas por dia.

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Incapacidade financeira para aquisição de materiais/estruturas.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: