Escola EB1/JI Tapada das Mercês (Sintra)
1 - Ponto de Partida/Diagnóstico
1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Os espaços térreos não proporcionam brincadeiras/aprendizagens ricas e diversificadas, que favoreçam o relacionamento entre pares . Ambos térreos sem bom escoamento quando chove.
- O espaço 1 limita-se a terra e sombra das árvores existentes
- O espaço 2, em piso superior, que está neste momento limitado porque a única experiência que proporciona é lançamento de pedras que já fizeram estragos nos carros estacionados em via publica.
1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
As árvores e as plantas existentes tais como alecrim, suculentas, amoreira, cedros, chorão, medronheiro e tílias.
1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
não calculada
1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
não calculada- mas medidas do perímetro das áreas nos esboços
2 - Descrição do Projeto
2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Pretendemos relvar todo o espaço e criar no espaço 1 uma estação de experiências sensoriais e no espaço 2 criar 10 canteiros com flores/ervas aromáticas
2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
Permanente, pretendemos criar e manter os espaços da nossa escola agradáveis
Explicite:
Com a intervenção destes espaços esperamos poder cultivar e manter mais espécies de plantas na nossa escola; ao relvar os espaços pretendemos minimizar o fraco escoamento dos mesmos quando chove, como pretendemos que estes espaços sejam agradáveis para todos, proporcionando novas experiencias e aprendizagem para todos.
2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Cada turma será responsável por criar e manter o canteiro da sua turma.
2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
Será solicitada a ajuda de um Encarregado de Educação ( que tem uma empresa de jardinagem) para a colocação da relva. Será solicitado a oficinas a doação de 14 pneus. Cada turma fica responsável por decorar/ pintar os pneus. (4 pré-escolar + 10 de 1º Ciclo). Com 4 pneus será realizada a estação sensorial.( um com terra, outro com arreia, outro com casca de carvalho e outro com gravilha) Com outros 10 serão realizados canteiros e cada turma será incentivada a criar e a manter o seu canteiro. Toda comunidade escolar será incentivada a manter os espaços intervencionados limpos e cuidados.
2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Com os espaços cuidados toda a comunidade escolar beneficiará criando um espaço agradável que proporcionará um bem estar geral de todos. Com a estação sensorial pretendemos dar resposta à necessidades de todos mas principalmente aos alunos com NSE e com a criação de canteiros responsabilizar todos no cuidar do Ambiente.
3 - Calendarização, Recursos e Avaliação
3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Quando houver verba para a execução do mesmo.
3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Neste momento não temos qualquer parceiro. Mas pretendemos solicitar o apoio da Junta de Freguesia para concretizar com a cedência de terra e algumas sementes ou plantas e depois de concretizado será solicitado à Junta de Freguesia apoio para aparar a relva.
3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Iremos solicitar orçamento e colaboração do Encarregado de Educação que tem uma empresa de jardinagem.
3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
- A utilização dos espaços de uma forma lúdica
- O envolvimento dos alunos na criação e manutenção dos espaços
- Maior empatia entre a comunidade educativa e diminuir situações de conflito entre pares.
3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
A não existência de verba para a concretização da mesma.
4 - Anexos
4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:
4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: