CONCURSO ECO-PÁTIOS | TRABALHOS

2.º Jardim-Escola João de Deus (Coimbra)

1 - Ponto de Partida/Diagnóstico

1.1 - Identifique os principais aspetos que carecem de intervenção/melhoria no espaço exterior da escola (pontos fracos):
Os aspetos que carecem de melhoria no nosso campo:
- Colocação de um ecoponto adequado ao exterior e às necessidades da instituição;
- Promover a biodiversidade e o aproveitamento eficiente da água através da colocação de floreiras suspensas feitas de materiais reciclados, penduradas na parte das grades que estão descobertas;
- Arranjar a tabela de basquetebol que, neste momento, se encontra inutilizada;
- Promover a prática de exercício físico, para além do futebol e do basquetebol;
- Alargar a cobertura para podermos utilizar o espaço em períodos de chuva.

1.2 - Identifique os aspetos que devem ser mantidos ou potenciados no espaço exterior da escola (pontos fortes):
Os aspetos que devem ser potenciados no nosso campo:
- Campo de futebol;
- Campo de basquetebol;
- Banco de cimento.

1.3 - Indique a área do espaço exterior da escola (m²):
318

1.4 - Indique a área do espaço exterior a intervencionar (m²):
318

2 - Descrição do Projeto

2.1 - Indique a principal intervenção a realizar relacionando-a com os problemas que pretendem resolver:
Tendo em consideração os problemas supracitados no ponto 1.1., e como forma de os colmatar, gostaríamos de começar por alargar a cobertura do espaço (é o único espaço de recreio coberto e, neste momento, chove lá dentro) que também ajudará a fazer um uso mais eficiente das águas das chuvas, uma vez que poderão regar o canteiro adjacente ao espaço. Neste caso, pensamos ainda em instalar nas grades floreiras suspensas, estas feitas de materiais reciclados, que irão promover a biodiversidade no campo que, até ao momento, é inexistente.
No campo encontramos um caixote do lixo. Tal não é eficiente nem suficiente para as condições da nossa instituição. Como tal, gostaríamos de colocar um ecoponto, que permita a separação de elementos que devem ser reciclados, de outros que devem ir para a compostagem da nossa horta e de indiferenciados.

2.2 - A intervenção é de carater temporário ou permanente?
A intervenção é de carater permanente.

2.3 - Sobre o espaço a intervencionar indique como vai ser utilizado:

2.4 - O projeto contribui para:

Explicite:
A nível de atividades pedagógicas e lúdicas, gostaríamos de pintar tabuleiros de jogos no banco de cimento (por exemplo, tabuleiros de xadrez e damas, jogos matemáticos como o semáforo, rastros, cães e gatos), que permitem a inclusão de crianças com dificuldades motoras e a colocação um baú de exterior, onde estariam guardadas as peças dos jogos e outros elementos como bolas, raquetes, cordas, etc.
O projeto irá contribuir então para melhorar as condições de aprendizagem, bem como a promoção da biodiversidade e um uso mais eficiente das águas da chuva através da criação de floreiras suspensas e do alargamento da cobertura, e promover a inclusão.

2.5 - Identifique as principais medidas de manutenção previstas no espaço intervencionado, referindo o papel dos alunos:
Os alunos têm um papel bastante ativo no que dis respeito à pintura das paredes e dos tabuleiros de jogos bem como na realização das floreiras suspensas.

2.6 - Explique sucintamente de que forma e em que fase(s) o projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em particular:
O projeto irá promover o envolvimento da comunidade escolar e dos alunos em todos os passos do projeto. Tudo é possível de ser executado com o apoio dos alunos, à exceção do alargamento da cobertura.

2.7 - Identifique os benefícios do projeto ao nível da saúde e bem-estar para toda a comunidade - Refira os principais aspetos diferenciadores e inovadores do projeto:
Ao nível da saúdo e bem-estar, a promoção da prática de exercício físico é fundamental. Deparamo-nos com muitas crianças que, durante o período de recreio, não gostam de jogar futebol e só têm o brinquedo, com que acabam por brincar sentadas. Com a pintura de jogos no chão, iremos proporcionar novas atividades que, para além de incentivarem ao exercício físico, promovem as relações interpessoais e a melhoria efetiva das relações das crianças.

3 - Calendarização, Recursos e Avaliação

3.1 - Refira as datas de início e fim previstas para a intervenção. Caso já tenha sido iniciado refira quando:
Ano Letivo 2024/2025, maioritariamente nos períodos de férias.

3.2 - Identifique e explicite o papel dos parceiros: locais e outros:
Iremos contactar o Departamento do Ambiente da Câmara Municipal de Coimbra para uma possível colaboração.

3.3 - Identifique os recursos financeiros, humanos e materiais estimados para concretizar o projeto:
Para a concretização deste projeto, pediremos a participação dos pais, dos alunos e da comunidade educativa no que diz respeito às pinturas das paredes, dos tabuleiros e dos jogos, bem como para a angariação de alguns patrocínios (ex: plantas, trinchas, outros materiais...). Para além dos recursos humanos já supracitados, vamos necessitar também de recursos financeiros e materiais. Sendo assim, elaborámos uma pesquisa de mercado, indicando os valores por estimativa:
- Rede para cesto de basquetebol - 10€;
- Bolas de jogos variados - 15€;
- Rede de proteção - 75€;
- Tinta branca de exterior para pintar as paredes e o banco - 20€/6 litros (aprox. 5 a 6 latas, ou seja, 120€);
- Tintas para pintura das linhas de futebol e basquetebol e os variados jogos - 14€/litro cada cor;
- Baú para guardar peças de jogos, raquetes, bolas, e outros materiais - 50€;
- Ecoponto com local para compostagem - 100€;
- Tubo de pvc (caso os existentes na escola já não permitam ser reutilizados) - 14€/m.

3.4 - Apresente até 3 indicadores que permitam avaliar o impacte do projeto:
Como forma de avaliar o impacto do projeto, podemos considerar quatro indicadores: a prática efetiva de exercício físico, utilização do material do baú como reforço na aprendizagem da matemática e a melhoria efetiva das relações interpessoais e resolução de conflitos. A vertente ecológica é, sem dúvida, uma mais-valia também!

3.5 - Identifique as principais dificuldades (riscos) que poderá ter o projeto:
Os timings de execução do projeto e as condições meteorológicas poderão apresentar-se como os principais riscos do projeto.

4 - Anexos

4.1 - Anexe a fotografia aérea do espaço exterior da escola, sinalizando a área a intervencionar:

4.2 - Anexe um esboço onde estão representados os principais elementos do projeto: