Jardim de Infância da Ameixoeira (Lisboa)
Escalão: 1.º escalão (jardins de infância e 1.º ciclo)
Idade(s) do(s) aluno(s):
4, 5, 6 e 7 anos
Título do cartaz:
Manifesto pelo Ar - O Ar que Respiro.
Frases do cartaz:
É importante respirarmos enquanto andamos.
O ar está à nossa frente, está à volta, em todo o lado.
O ar não tem cheiro.
É bom ir a pé para a escola porque: fazemos exercício, alguns não têm carro, e fazemos ginástica.
Respiramos o ar.
Quando passa um autocarro cheira a fumaça.
O ar entra sujo no nosso corpo e o nosso corpo fica sujo. Ficamos muito doentes.
Se estivermos sempre a respirar o ar sujo, poluído com o fumo dos carros podemos até morrer.
O fumo da gasolina faz mal às pessoas porque entra no nariz e vai para a nossa barriga.
A fumaça é má porque vai matar o planeta.
Se houver muito fumo as árvores e os animais também morrem.
O fumo também faz mal aos animais.
O fumo também faz mal às árvores.
Também existe o fumo do fogo.
Também existe o fumo do cigarro.
As motas também deitam fumo.
Também existe o fumo das fábricas.
O fumo faz mal ao planeta.
Os autocarros elétricos não deitam fumo.
Os carros elétricos não matam o planeta porque não fazem fumo.
Cartaz final:
Localização do cartaz final:
Fases de desenvolvimento do trabalho:
Materiais de divulgação e sensibilização:
Memória descritiva:
As crianças foram levadas a refletir sobre as suas práticas de deslocação para a escola. Muitas deslocam-se a pé, pelo que o contacto com o meio natural é próximo. Assim, partilharam as suas experiências sensoriais ao longo do percurso que dista as suas casas do Jardim de infância.
Chegaram à conclusão que ficam cansadas na deslocação e que lhes custa respirar. Afirmaram que enquanto caminham e respiram sentem vários cheiros, alguns naturais, como o cheiro das flores, e outros mais fortes como o cheiro dos autocarros e dos carros que por eles passam.
Identificaram diferentes fontes de cheiros fortes e reconheceram-nos como maus para a saúde.
deram pistas de soluções (como o não fazer fogos, andar a pé ou de outras formas sustentáveis, como a bicicleta ou carros elétricos).
Decidiram realizar um registo de tudo o que identificaram como negativo e o que pretendiam (positivo): através de desenho, colado numa cartolina - no centro o mundo protegido por uma película translúcida, com comportamentos positivos; à volta os comportamentos negativos. Todas as imagens foram legendadas com as afirmações provenientes da reflexão e do debate de ideias.
Depois de elaborado o cartaz, foi apresentado a todos os grupos de crianças do Jardim de Infância, e posteriormente exposto no corredor do estabelecimento, onde são divulgadas as atividades relacionadas com o Programa Eco-Escolas.
Também foi decidido pelas crianças que as reflexões serão divulgadas às suas famílias.