24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Intervenientes:
Os intervenientes deste trabalho a concurso foi a comunidade escolar, nomeadamente todos
os alunos dos 7o anos do Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado (AEGHD),
totalizando cerca de 160 alunos. Esta atividade está exposta na Be/Cre (Biblioteca da GHD) e
será colocada no site da escola e no facebook.
Memória descritiva
Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
Este trabalho incluiu 3 etapas: Apresentação do trabalho, elaboração dos panfletos e marcadores em aula e em casa através da classroom e montagem de exposição na Be/Cre.
Na fase inicial era desenhado o animal em vias de extinção e o seu nome vulgar e
atrás escreveram-se as características dos animais (nome científico, exemplares, área
geográfica, etc. As pesquisas foram realizadas em sites/fontes credíveis e utilizou-se materiais
reutilizados e/ou reciclados, como restos de folhas que iriam para o ecoponto azul.
Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Em relação a metodologia, criaram-se marcadores de livros e panfletos, que foram distribuídos
na biblioteca escolar para dar a conhecer a outros alunos a problemática, pelo que a ação
pretende alertar e travar o tráfico ilegal de animais e a proteção de animais em vias de
extinção.
Os alunos mostraram interesse na leitura dos marcadores.
Fontes de pesquisa mobilizadas:
As pesquisas foram realizadas em sites/fontes credíveis e utilizou-se materiais
reutilizados e/ou reciclados, como restos de folhas que iriam para o ecoponto azul.
Por exemplo, no Vietname, existem várias espécies animais ameaçadas de extinção, incluindo
o tigre da Indochina (animal desenhado), o saola (unicórnio asiático). Note-se que o
rinoceronte de Java já se encontra extinto. A desflorestação (perda de habitat com o
desenvolvimento económico), mudanças climáticas, tráfico de animais e a caça ilegal são as
principais causas do declínio destas espécies. Estes conteúdos foram lecionados nas aulas. Os
trabalhos eram sempre expostos no quadro para que todos os alunos aprendessem com os
trabalhos uns dos outros.
Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Este trabalho foi sugerido pelos elementos do Eco-escolas e considerei bastante interessante
para ser explorado pelos alunos do 7oano, na qual se articulou diversos saberes e se aplicaram
as aprendizagens essenciais da disciplina de EV/CEA/TIC/AM (Educação Visual/Complemento
Educação Artística/Tecnologias Informação e Comunicação/Articulação Multidisciplinar) na
promoção da cidadania (Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania).
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Vídeo de apresentação da exposição (opcional):
Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.