24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Trabalhos 2024-25

Escola Básica de Chouselas (Vila Nova de Gaia)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Intervenientes:
Professores, alunos, Pais/Encarregados de Educação/ Famílias

Memória descritiva

Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
A elaboração do trabalho iniciou-se com a exploração das regras do desafio. De seguida, procedemos à visualização de alguns vídeos sobre a problemática em questão.
Individualmente, cada aluno escolheu um animal de entre os que surgiram na pesquisa que efetuamos em alguns sites, nomeadamente no do Jardim Zoológico de Lisboa. Depois da escolha, deram início ao desenho e pintura do animal.
A exposição no polivalente da escola contou com os trabalhos individuais dos alunos (desenhos) e do resultado da pesquisa sobre os animais e sobre o tráfico ilegal.

Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Na realização deste trabalho foi privilegiado o trabalho em grupo-turma, o diálogo e a partilha de experiências e de dúvidas e conhecimentos. O trabalho individual foi essencialmente utilizado na fase de desenho e pintura.
A exposição teve um impacto muito positivo na comunidade escolar. Os alunos da turma organizadora elaboraram um panfleto e apresentaram-no noutras turma, convidando colegas e professores a visitarem a exposição.

Fontes de pesquisa mobilizadas:
A pesquisa realizada para a concretização deste trabalho baseou-se em fontes digitais (Google/ Internet), em especial no site do Jardim Zoológico de Lisboa.

Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Os objetivos deste trabalho/ desafio estão perfeitamente adequados às Aprendizagens Essenciais quer das disciplinas de Estudo do Meio, quer de Português, mas também de Educação Artística. O conhecimento sobre a Natureza e as condições que influenciam a vida dos animais, assim como a Educação Ambiental ou o Desenvolvimento Sustentável, são temas/ conteúdos abordados nas aulas e transversais a todas as disciplinas no âmbito da Cidadania e Desenvolvimento.

Registo fotográfico do panorama geral da exposição:

Registo fotográfico de pormenores da exposição:

Registo fotográfico das principais etapas do projeto: