24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas (Porto)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Intervenientes:
Alunos das turmas do 8º ano do Ensino Básico
Memória descritiva
Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
No âmbito da disciplina de Ciências Naturais foi proposto um trabalho de pesquisa sobre o comércio ilegal de espécies. Este trabalho enquadra-se nos conteúdos programáticos da disciplina.
Os alunos selecionaram algumas espécies e realizaram em grupo uma pesquisa sobre as consequências do comércio ilegal das mesmas na sua extinção.
Após seleção de alguns trabalho foram elaborados cartazes que se encontram expostos na escola.
Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
Discussão sobre o comércio ilegal de espécies;
Trabalho em pequeno grupo em que foram selecionadas as espécies a estudar;
Trabalho de pesquisa;
Construção dos cartazes;
A exposição resultou na informação da restante comunidade escolar relativamente
Fontes de pesquisa mobilizadas:
Manual de Ciências Naturais;
Bibliografia da Biblioteca Escolar;
Sites sobre conservação de espécies.
Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Articulação das aprendizagens essenciais da disciplina de Ciências Naturais com o Tema Cidadania Global :
Expor práticas de produção e consumo e estilos de vida não sustentáveis aos níveis local, regional, nacional e internacional;
Entender a partilha equitativa dos bens comuns da humanidade como condição para a construção de
uma sociedade mundial justa e sustentável.
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto: