24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Escola Profissional do Ave (Guimarães)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
										Intervenientes:
Turmas do 10º ano de escolaridade
                                    
Memória descritiva
										Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
As fases mais importantes do processo passaram por: 
- Reflexão e consciencialização sobre o tema; 
- Pesquisa e criação da ideia / espécies em estudo; 
- Definição das ferramentas para desenvolvimento do trabalho; 
- Concessão e desenvolvimento; 
- Exposição e divulgação pela comunidade educativa.
                                    
										Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
A metodologia passou pela pesquisa e investigação de espécies conhecidas dos alunos e pela pesquisa de espécies em risco nos seus países de origem, visto que toda a turma é oriunda de países PALOP. 
Assim, houve uma motivação acrescida dos alunos para a pesquisa e para uma maior perceção do que acontece nos seus países de origem e no mundo, em geral. Os alunos optaram por desenvolver os seus trabalhos em suporte digital para posteriormente efetuarem a divulgação.
                                    
										Fontes de pesquisa mobilizadas:
- https://www.nationalgeographic.pt/ 
- https://www.natureza-portugal.org/ 
-https://www.rtp.pt/noticias/mundo/ 
- https://www.zoo.pt/ 
- WWF 
- https://www.fapas.pt/ 
- https://www.lpn.pt/ 
 - ...
                                    
										Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
O trabalho foi desenvolvido em articulação com o tema-problema  7.2 - Um Desafio Global: o Desenvolvimento sustentável, consignado nas Aprendizagens Essenciais definidas para  Área de Integração, disciplina da componente de formação sociocultural dos Cursos Profissionais. 
No que toca à componente de Cidadania e Desenvolvimento, o trabalho está de acordo com os domínios Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável.
                                    
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
 
                    