24-25 | Operação Sem Fronteiras – Comércio Ilegal, uma via para a Extinção
Escola Básica de Palhais (Barreiro)
Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo
Intervenientes:
Alunos, Docentes, Assistentes Operacionais e Famílias.
Memória descritiva
Explicação do processo de conceção e de elaboração do trabalho, assinalando as suas fases mais significativas:
As fases mais significativas foram a sensibilização para a proteção das espécies. Contudo, os alunos participaram ativamente em todas as fases mostrando entusiasmo e interesse.
Metodologia utilizada e resultados da implementação da exposição:
A metodologia utilizada foi o trabalho de projeto. As famílias participaram na pesquisa de animais em vias de extinção para a construção de fatos para o Desfile de Carnaval com o tema "Alterações Climáticas". Na sala de aula foram realizadas pesquisas sobre o tema e os alunos construíram esculturas com materiais recicláveis.
A exposição foi organizada na Biblioteca da Escola. Destacamos a participação do todos no Desfile de Carnaval alusivo ao tema.
Fontes de pesquisa mobilizadas:
site do Jardim Zoológico de Lisboa; site do Oceanário de Lisboa, site da National Geographic e outros.
Articulação do trabalho com as aprendizagens essenciais das disciplinas envolvidas e com os Domínios da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania:
Estas atividades foram realizadas em articulação direta com as áreas de Português, Estudo do Meio/Conhecimento do Mundo, Educação Artística e Cidadania e Desenvolvimento, nomeadamente A Educação Ambiental e o Bem Estar Animal (como exemplos).
Registo fotográfico do panorama geral da exposição:
Registo fotográfico de pormenores da exposição:
Registo fotográfico das principais etapas do projeto: