Seminário Nacional Eco-Escolas 2024 | Arganil
Concurso de Fotografia “Fotorreportagem – Um Seminário em Arganil”
Objetivos:
  • Estimular o interesse pela fotorreportagem;
  • Incentivar o sentido de observação e o gosto pela fotografia.
Destinatários:

Todos os inscritos no Seminário Nacional Eco-Escolas que participem na visita de dia 21.

Prémio:

As três melhores fotografias receberão um Kit Eco-Escolas.

Características dos Trabalhos:

Cada participante pode concorrer com duas fotografias devidamente legendadas, que deverão ser enviadas para o seguinte e-mail: ecoescolas@abaae.pt até dia 5 de fevereiro.

As fotografias deverão ser acompanhadas com a identificação do autor e com o nome da instituição a que pertence (escola/município/instituição), e de uma legenda tipo fotorreportagem.

Júri do Concurso:

O júri do concurso será composto por um elemento da Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação e por um fotógrafo profissional. As fotografias serão avaliadas e selecionadas de acordo com a sua pertinência, interesse e qualidade da imagem.

Fotografias a concurso

Elisabete da Conceição de Sousa Ramos

Universidade Sénior da Ribeira Brava, Ribeira Brava

1 – Natureza morta.
2 – Resiliência.

Sílvia Sepúlveda

Colégio São João de Brito, Lisboa

1 – Musgo Trepadeiro.
2 – Verticalidade (quase) sem chão.

Sara Costa

Colégio Integrado Monte Maior, Loures

1 – Transmissão de saberes.
2 – Uma Eco-Escola no mundo.

Susana Marinho

Escola Profissional Infante D. Henrique, Porto

1 – Os diferentes estratos na mata.
2 – Frutos a amadurecer.

Raul Pinto

Escola Secundária Fernão Mendes Pinto, Almada

1 – A manta morta ajuda à renovação da floresta.
2 – O Sol desponta e a vida também.

Maria da Conceição Marques

Escola Básica e Secundária do Alto dos Moinhos, Sintra

1 – Biodiversidade: pérola preciosa.
2 – Biodiversidade e geodiversidade.

Ana Marques

Escola Básica Alexandre Herculano, Santarém

1 – Líquens e Fungos
2 – Biodiversidade

Fernanda Botelho

1 – Professor Jorge Paiva no Seminário de Arganil.
2 – O sol a espreitar as urzes na Mata da Misericórdia.

Arlindo Areias

Escola Básica Dr. Francisco Sanches, Braga

1 – Horta Urbana
2 – Simbiose

Vítor Manteigas

Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, Lisboa

1 – Condomínio no Reino Fungi.

Cândida Ribeiro

Escola Básica das Ribeiras, Matosinhos

1 – Pinus pinea L. (Pinheiro Manso).

Conceição Moreira

Escola Básica Alexandre Herculano, Santarém

1 – Parque da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, Rua dos Professores.
2 – Parque da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, Lago de Cisnes e Patos.

Sisandra Sousa

Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar, Ovar

1 – Urze – Calluna vulgaris. A urze é uma planta autóctone, arbustiva, nasce espontaneamente em matas, clareiras e bosques. As suas pequenas flores dispostas em espiga, podem ter uma coloração do branco ao rosa escuro. A urze é utilizada na medicina tradicional, mas é sobretudo uma planta muito importante para proteger os polinizadores que, pelas suas flores são atraídos, como as abelhas, fornecendo-lhes o pólen a partir do qual fabricam o mel de urze, mel de montanha, aromático de tom escuro, característico das regiões norte e centro de Portugal. Mata da Misericórdia, Arganil, (21-01-2024).

2 – No interior da Mata da Misericórdia. Espaço natural, composto essencialmente por espécies arbóreas autóctones, como o carvalho, o sobreiro, o castanheiro, e arbustivas como o medronheiro, a urze e o rosmaninho. Um ecossistema bem preservado, com uma elevada biodiversidade e de grande beleza natural. Arganil, (21-01-2024)

Odete Melo

Escola Básica e Secundária de Canelas, Vila Nova de Gaia

1 – Onde estás cache? Os 20 hectares da Mata da Santa Casa da Misericórdia, no concelho de Arganil, por entre uma vasta diversidade de fauna e flora nativa e instalações artísticas, escondem verdadeiros tesouros que os geocachers procuram afincadamente.

2 – Aqui estás tu! Para os praticantes de “geocaching”, a Mata da Misericórdia é um local de paragem obrigatória para algumas horas de mistério, diversão e regozijo.

Susana Rodrigues

Escola Básica de Pombeiro da Beira, Arganil

1 – Este tronco repleto de texturas e cores é de um pinheiro-manso adulto que se encontra na Mata das Misericórdias de Arganil, eleva-se aos 20 metros e possuí uma copa de grande amplitude.
2 – Com a idade, as fendas e concavidades abriram-se no tronco ajudando a convertê-lo num refúgio, para várias espécies. De uma beleza enorme esta imagem com facilidade se tornaria num mosaico ou um quadro de embelezamento das nossas casas.

Ana Cristina Ferreira

Escola Básica General Humberto Delgado, Loures