Desafio RETURN BOX 

Enquadramento

Vamos todos contribuir para a recolha de marcadores usados, para reciclar?

Como? 
COM A CAIXA DE RECOLHA DE MARCADORES USADOS

Este desafio resultante de uma parceria entre a ABAAE | Programa Eco-Escolas e a edding, pretende apresentar, em contexto escolar, a “RETURN BOX”caixa para recolha de marcadores e material de escrita usados (vazios/velhos) e alertar para a importância da escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.

Na edding, o verde não é apenas uma cor da moda — faz parte da tradição! Desde a fundação da empresa, em 1960, que esta assume o compromisso de minimizar o impacto que a produção dos seus produtos tem no ambiente.
A gestão de resíduos é parte fundamental do compromisso com o ambiente. Isto significa que, em todas as etapas da produção — desde a escolha dos materiais até à reciclagem dos produtos usados — procura-se reaproveitar recursos e reduzir o desperdício. Desta forma, a empresa transforma o que poderia ser lixo em valor ou em matéria-prima, contribuindo para um ciclo de produção mais sustentável.

Como?
Grande parte dos marcadores edding são recarregáveis, o que contribui significativamente para manter esse compromisso. Permitindo que um marcador vazio seja recarregado e reutilizado até 15 vezes, prolongando a sua vida útil. Esta é uma ótima forma de ajudar a diminuir o desperdício e economizar matéria-prima no fabrico de novos marcadores.
As ponteiras de muitos marcadores edding também podem ser substituídas, o que também aumenta a vida útil do marcador, reduzindo os resíduos.
E, quando a reutilização já não é possível, é fundamental encontrar soluções para enviar os marcadores para a reciclagem.

É assim, que nasce a “RETURN BOX”!
Agora, quando chegar ao ponto em que um marcador já chegou ao final de vida e já não é possível continuar a utilizá-lo, basta colocá-lo na “RETURN BOX” e a edding trata do resto!

Esses marcadores vão ser reciclados e o material resultante, será utilizado na produção de novos marcadores – a gama ECOLINE!

 

Atividades RETURN BOX
1. Recolha de material de escrita

Cada escola inscrita, irá receber automaticamente uma Return Box, pelo que é recomendado que a inscrição seja feita com a maior brevidade, para que a caixa chegue atempadamente à escola.
Nessa caixa
podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta (mesmo não sendo edding!).

Quando a caixa estiver cheia, basta imprimir a etiqueta de devolução, em https://www.gls-returns.com/#/m/edding e colar na caixa. Depois basta deixá-la num dos pontos de recolha GLS – gratuitamente (www.gls-portugal.pt/pt/pesquisar-parcelshop)

Reposição de caixas
Caso a Return Box já se encontre cheia e necessitem de uma nova, o pedido deverá ser enviado para o e-mail marketing@iberex.pt. Após análise e de acordo com a disponibilidade de stock, será feito o envio de uma nova caixa para a escola.

2. Cartaz para a comunidade escolar

O concurso de cartazes “Return Box”, pretende desafiar os alunos, para a elaboração de um cartaz, que informe todos os elementos na escola sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados.
O cartaz deve ser pensado para ser afixado junto à Return Box apresentando uma mensagem clara e apelativa, que informe sobre a campanha de recolha de marcadores e outro material de escrita na escola.

 

Concurso | Regulamento

Para participar no concurso de cartazes o trabalho a apresentar deve respeitar o presente regulamento.
Podem participar vários alunos e turmas. No entanto cada escola pode submeter apenas um trabalho a concurso em cada escalão
Recomenda-se a seleção interna do melhor trabalho, o qual deve cumprir o regulamento apresentando todos os elementos solicitados.

Características do trabalho

O cartaz deverá ter:
– Título/slogan
– Mensagem que explique o objetivo da “Return Box” e incentive a reciclar os marcadores usados
– Incluir a imagem da “Return Box” (à direita)
– Deverá indicar o local na escola onde está localizada a “Return Box”
– Orientação vertical, em tamanho A2
As propostas de trabalho poderão ser realizadas a cores ou a preto e branco, utilizando materiais de pintura, e/ou colagens (não são admitidos trabalhos com colagens de objetos que impossibilitem emoldurar o cartaz) ou digitais.

Informações solicitada para concurso

– Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente) (formatos .jpeg, .tif);
– Memória descritiva (apresentação do trabalho, descrição de como foi feita a investigação sobre o tema, estratégias utilizadas no envolvimento dos alunos e na elaboração do cartaz, técnicas utilizadas, forma como divulgaram a “Return Box” na escola e na comunidade, local onde colocaram a caixa.);
– Fotografia da localização do cartaz e da return box (.jpeg) (máximo 2 fotos).

[Nota: Não é necessário enviar o trabalho original por correio. Contudo, agradecemos que este seja guardado até ao final do ano letivo, uma vez que pode ser solicitado para efeitos de exposição.]

Critérios de Avaliação

A avaliação do trabalho submetido a concurso terá em atenção os seguintes critérios:
Criatividade e originalidade
– Clareza da mensagem
– Qualidade e Rigor da informação
– Materiais e técnicas utilizadas
– Envolvimento dos alunos
– Envolvimento da comunidade

Júri

O júri será composto por elementos da ABAAE, da Iberex Lda (em representação da edding em Portugal), e por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas e por um especialista em expressão plástica.

Prémios 

Para cada um dos Escalões (1, 2 e 3)

1º lugar:
– 150€ * em material edding (aluno)
– 150€ * em material edding (professor)
– 500€ * em material edding (Escola)
2º lugar:
– 100€ * em material edding Castel (aluno)
– 100€ * em material edding (professor)
– 300€ * em material edding (Escola)
3º lugar:
– 50€ * em material edding (aluno)
– 50€ * em material edding (professor)
– 200€ * em material edding (Escola)
Menções Honrosas:
– Kit de materiais edding

O trabalho premiado pelo Júri com o 1º lugar vai ser impresso e distribuído pelas Eco-Escolas, que se inscreverem no desafio “Return Box” do próximo ano Escolar.

(*) PVPR

Nota: O júri reserva o direito de anular a atribuição lugares de premiação, caso os trabalhos de cada escalão não se enquadrem nos critérios descritos ou não tenham a qualidade desejada. 

Prazos 

Inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas: Até 28 de fevereiro de 2026.
Submissão dos trabalhos: Até 31 de maio de 2026.

Return Box

Quem pode participar

Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país incluindo ilhas, sendo integradas nos seguintes escalões:

Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo (=< 10 anos)
Escalão 2 – Escolas do 2º e 3º Ciclo (11 aos 15 anos)
Escalão 3 – Secundário, Profissional e Superior (≥ 15 anos)

Objetivos
  • Incrementar conhecimentos, competências, comportamentos e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;
  • Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos, desenvolvendo o conceito de consumo sustentável;
  • Alertar para a importância da escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.
  • Informar a comunidade escolar sobre a economia circular e para o papel que cada um pode desempenhar na preservação dos recursos naturais.
  • Valorizar o papel das escolas como agentes ativos na mudança de comportamentos e na promoção de um futuro mais responsável e sustentável;
E ainda…
  • Promover a recolha de material de escrita usado informando a comunidade escolar acerca da existência de uma caixa para reciclagem de marcadores usados, em fim de vida;
  • Estimular a criatividade, a expressão artística e o trabalho em equipa na conceção de materiais visuais com propósito ambiental.
Competências e aprendizagens

São várias as competências que se desenvolvem na implementação deste projeto sendo de salientar:
– A compreensão do conceito de economia circular, das práticas de reaproveitamento e reciclagem de materiais;
– O pensamento crítico e reflexivo ao desenvolver a capacidade de analisar e avaliar escolhas de consumo e os seus impactos ambientais
– A responsabilidade ambiental ao assumir um papel ativo na preservação dos recursos naturais, na redução do desperdício e na gestão de resíduos da escola.
– A desenvolvimento de estratégias de planeamento e organização do projeto, divulgação e envolvimento da comunidade;
– A liderança, iniciativa e trabalho em grupo para organizar recolhas, campanhas ou materiais educativos.
– A expressão artística, design, comunicação visual e criatividade visando a transmissão mensagens claras e apelativas.

Relação com os ODS

A edding e a sustentabilidade

Projeto em Parceria com:

Dica: Antes de colocar um marcador na “RETURN BOX”, lembre-se que a sua vida útil pode ser prolongada, recarregando os marcadores com as tintas de recarga edding. Assim, preservamos melhor os nossos recursos.

Assumindo responsabilidades – Para o mundo de amanhã!