A Bio e Geodiversidade da Minha Escola | Trabalhos 2023/24 – Desafio Professores

Cantanhede ( 1 trabalho )



Prodeco - Progresso e Desenvolvimento de Covões (Cantanhede)

Ciclo da vida de uma borboleta
Com a chegada da primavera e as idas à floresta, o grupo de criança mostrou interesse sobre as borboletas, joaninhas e pássaros e após pesquisa, optei, como educadora de infância, por introduzir esse tema através de leitura da história: “A […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estarreja ( 2 trabalhos )



Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)

A Bio e Geodiversidade da minha escola – relação entre a fauna e a flora
A aula consistiu no seguinte: Introdução: Antes da saída de campo: 1ª aula • Relembrar conhecimentos sobre a biodiversidade de forma a enquadrar este tema e importância da mesma para a manutenção do equilíbrio da Natureza; • Visualização de um […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária de Estarreja (Estarreja)

A Bio e Geodiversidade da minha escola - sucessões ecológicas.
O Projeto “Bio e Geodiversidade da minha escola” foi articulado com a disciplina de Ciências Naturais (8º ano), no âmbito das sucessões ecológicas e dos fatores abióticos. Os alunos trabalharam seguindo as orientações dadas num protocolo laboratorial fornecido pela professora […]

Ver a página do trabalho aqui.

Felgueiras ( 2 trabalhos )



Escola Básica e Secundária Dr. Machado de Matos (Felgueiras)

Enriquecer o conhecimento sobre a Geologia da região e divulgar o património geológico da região de Felgueiras.
a) Introdução O tema a trabalhar será introduzido apresentando: - o guião de campo; - uma apresentação multimédia, com a síntese dos conceitos a abordar; - a cartografia geológica da região. Nesta introdução, o professor irá referir que existem poucos […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Secundária de Felgueiras (Felgueiras)

A Bio e Geodiversidade na Escola Secundária de Felgueiras
A temática da importância de bio e geodiversidade no contexto mundial já vinha a ser desenvolvida em aula de Geografia C, dado que nas aprendizagens que concernem ao Mundo de Contrastes abordamos os problemas ambientais e os impactos humanos, abordando […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gondomar ( 1 trabalho )



Escola Básica de São Pedro da Cova (Gondomar)

A importância de conservar os insetos polinizadores
Foi proposto no inicio do 2º período o desafio aos alunos do 9º ano para participarem no projeto «A Bio Geodiversidade do Jardim da Minha Escola». Os alunos aderiram a este projeto de forma dinâmica, motivada e empenhada. Eles elaboram, […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lamego ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária da Sé - Lamego (Lamego)

O solo
Nesta aula serão investigadas as características do solo do jardim da escola bem como a interferência da poluição na sua permeabilidade através da realização de atividades experimentais. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 1 trabalho )



Externato de S. José (Lisboa)

Relação entre a geodiversidade e a biodiversidade do Externato de São José
Após a lecionação dos conteúdos de geologia do 10º ano, foi proposto a realização de um trabalho que tinha por objetivo principal relacionar a geologia com a biologia. Este trabalho foi apresentado em duas partes. Em primeiro lugar os alunos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 1 trabalho )



Escola Básica do Prior Velho (Loures)

Conhecer as minhocas
O projeto surgiu espontaneamente, quando uma criança encontrou uma minhoca no espaço exterior da escola e me deu a conhecer a sua descoberta. O grupo rapidamente foi contagiado, a curiosidade instalou-se e sendo do agrado de todos partimos para o […]

Ver a página do trabalho aqui.

Maia ( 1 trabalho )



Colégio Novo da Maia (Maia)

Geodiversidade
Distinguir os diferentes tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 1 trabalho )



Escola Básica Maria Manuela de Sá (Matosinhos)

Observação das espécies de plantas e animais no exterior da escola
A aula consiste na observação das espécies existentes no recreio da escola e a sua correta identificação. Compilação dos dados recolhidos e elaboração de uma apresentação no Canva que irá ser disponibilizada à Comunidade escolar (reprodução no placard na entrada […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Amélia Rey Colaço (Oeiras)

Interação dos 4 subsistemas terrestres
Investigação do ambiente próximo da escola e articulação com última unidade estudo – Exploração sustentada dos recursos geológicos. Em cada uma das quatro estações previstas no percurso, os alunos são questionados sobre o que observam e solicitados a mobilizar e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oliveira de Azeméis ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Soares Basto (Oliveira de Azeméis)

Observar a paisagem com todos os sentidos despertos
Nesta aula de Cidadania pretende-se que os alunos olhem para a paisagem da escola e apreendam os cheiros, contrastes, sons, e tato que ela engloba. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Palmela ( 1 trabalho )



International School of Palmela (Palmela)

Explorar as características do solo da nossa escola
Esta aula visa proporcionar aos alunos uma compreensão detalhada das características do solo, a sua importância para o meio ambiente e influência na vida das plantas e dos animais, no contexto da unidade curricular "Rochas, o Ciclo das Rochas e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Peniche ( 1 trabalho )



Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)

Aprender a identificar rochas e fósseis
A aula realizou-se no âmbito do Dia da Geodiversidade em parceria com a professora titular da turma ATG8 e a titular da turma ATG6 que assumiu o papel de “doutora BIG BANG “. A atividade iniciou-se com a presentação do […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ponta do Sol ( 1 trabalho )



Escola EB1/PE/C da Ponta do Sol (Ponta do Sol)

Observa a Biodiversidade da Horta em Atenção Plena
No âmbito do Projeto Mindfulness na escola, e depois de explorados alguns poemas da obra "Bichos, Bichinhos e Bicharocos", os alunos devem sair da sala com foco e atenção plena e observar a Biodiversidade da nossa Horta/ Jardim. Depois devem […]

Ver a página do trabalho aqui.

Porto ( 1 trabalho )



Escola Secundária Aurélia de Sousa (Porto)

Conhecer as caraterísticas de amostras de solo, relacionando-as com a paisagem.
Será inicialmente apresentado aos alunos um modelo de perfil de solo, relembrando o processo de formação e a constituição de cada uma das camadas ou horizontes, bem como as caraterísticas do solo que condicionam a sua fertilidade. Serão formados grupos […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santana ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária D. Manuel Ferreira Cabral (Santana)

Roteiro Geológico em Santana - vulcanismo
A aula consistirá na realização de um roteiro geológico pelo centro da cidade de Santana, acompanhado de um guião, de forma a que os alunos identifiquem a aplicação dos recursos geológicos nas construções locais, para além de observarem estruturas geológicas […]

Ver a página do trabalho aqui.

Santarém ( 1 trabalho )



Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Observar e identificar a Biodiversidade local.
- Construção de um Biocubo em sala de aula; - Medição do volume do Biocubo; - Saída para o recinto escolar e observação da biodiversidade existente; - Colocação do Biocubo em determinadas áreas de campo onde existisse biodiversidade em abundância; […]

Ver a página do trabalho aqui.

Setúbal ( 1 trabalho )



Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

Diversidade das folhas das plantas
A aula consiste na observação de diferentes tipos de folhas de plantas e análise das suas características: tamanho, forma, textura e cor. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Viseu ( 1 trabalho )



Escola EB 2,3 Dr. Azeredo Perdigão (Viseu)

A paisagem geológica típica da região
O recreio da escola permite-nos ter uma perceção sobre o tipo de paisagem geológica da nossa região. Permite, igualmente, mediante uma observação atenta, procurar indícios de como os fatores meteorológicos e até como a atividade de seres vivos intervêm na […]

Ver a página do trabalho aqui.