Vamos todos contribuir na recolha de marcadores usados, para reciclar?
Como? COM A CAIXA DE RECOLHA DE MARCADORES USADOS
O desafio “RETURN BOX” em parceria com a ABAAE e o programa Eco-Escolas pretende apresentar, em contexto Escolar, a “RETURN BOX” – caixa para recolha de marcadores usados (vazios/velhos) e sensibilizar para a escolha e utilização de produtos produzidos de forma sustentável.
Com o desafio “Return Box”, pretende-se desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de um Cartaz, que informe todos os elementos na escola sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados.
Enquadramento
Na edding, o verde não é apenas uma cor que está na moda! Faz parte da sua tradição! Desde a sua fundação, em 1960, que se comprometem a minimizar o efeito que a produção dos seus produtos provoca no ambiente.
Como?
– Grande parte dos marcadores edding são recarregáveis, o que contribui significativamente para manter esse compromisso. Permitindo que um marcador vazio seja recarregado e reutilizado até 15 vezes, prolongam a sua vida útil. Esta é uma ótima forma de ajudar a reduzir o desperdício e economizar matéria-prima no fabrico de novos marcadores;
– As ponteiras de muitos marcadores edding também podem ser substituídas, o que também aumenta a vida útil de um marcador edding e evita desperdícios;
– Onde uns vêm lixo, a edding vê matéria-prima. É por isso que a gestão de resíduos é vista como uma questão de proteção ambiental na edding, fazendo parte da sua cadeia de valor.
É assim, que nasce a “RETURN BOX”!
Assim, quando chegar ao ponto em que um marcador já chegou ao final de vida e já não é possível continuar a utilizá-lo, basta colocá-lo na “RETURN BOX” (podem ser colocados todo o tipo de marcadores, instrumentos de escrita (exceto lápis) e frascos de recarga de tinta – mesmo não sendo edding!).
Quando a caixa estiver cheia, basta imprimir a etiqueta de devolução, em https://www.gls-returns.com/#/m/edding e colar na caixa. Depois basta deixá-la num dos pontos de recolha GLS – gratuitamente (www.gls-portugal.pt/pt/pesquisar-parcelshop)
E a edding trata do resto!
Esses marcadores vão ser reciclados e o material resultante, será utilizado na produção de novos marcadores – a gama ECOLINE!
E porque as escolas representam um papel muito importante na formação/educação dos adultos de amanhã, lançamos o desafio de envolverem toda a comunidade escolar nesta iniciativa.
Objetivos
– Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;
– Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos;
– Informar a comunidade Escolar sobre a existência de uma caixa para reciclagem de marcadores usados, em fim de vida;
– Desenvolver a criatividade;
Destinatários
Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país (excluindo ilhas), sendo integradas nos seguintes escalões:
Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo (=< 10 anos)
Escalão 2 – Escolas do 2º e 3º Ciclo (11 aos 15 anos)
Escalão 3 – Secundário, Profissional e Superior (≥ 15 anos)
Cada escola poderá apresentar apenas 1 trabalho por escalão.
Atividade
Com o desafio “Return Box”, pretende-se desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de um cartaz, que informe todos os elementos na escola sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados.
O cartaz deverá ter:
– Título/slogan
– Mensagem que explique o objetivo da “Return Box” e incentive a reciclar os marcadores usados
– Incluir a imagem da “Return Box” (à direita)
– Deverá indicar o local na escola onde está localizada a “Return Box”
– Orientação vertical, em tamanho A2
As propostas de trabalho poderão ser realizadas a cores ou a preto e branco, utilizando materiais de pintura, e/ou colagens (não são admitidos trabalhos com colagens de objetos que impossibilitem emoldurar o cartaz) ou digitais.
Nota: Cada escola inscrita, irá receber automaticamente uma Return Box, pelo que é recomendado que a inscrição seja feita com a maior brevidade, para que a caixa chegue atempadamente à escola.
Informação solicitada para concurso
– Digitalização da ilustração com boa resolução (caso o cartaz tenha sido feito manualmente), ou submissão da imagem do cartaz (caso tenha sido realizado digitalmente) (formatos .jpeg, .tif);
– Memória descritiva (apresentação do trabalho, descrição de como foi feita a investigação sobre o tema e qual foi o envolvimento dos alunos, forma como divulgaram a “Return Box” na Escola e local onde a colocaram, etc).
– Fotografia da localização do cartaz e da return box (.jpeg) (máximo 2 fotos).
[Nota: Não é necessário enviar o trabalho original por correio. Contudo, agradecemos que este seja guardado até ao final do ano letivo, uma vez que pode ser solicitado para efeitos de exposição.]
Prazos
Inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas: Até 28 de fevereiro de 2025
Submissão dos trabalhos: Até 30 de maio de 2025
Critérios de Avaliação
Na seleção dos trabalhos a concurso, serão aplicados os seguintes critérios de apreciação:
- Cumprimento do regulamento do desafio;
- Memória descritiva;
- Qualidade gráfica;
- Originalidade na comunicação da mensagem e criatividade;
- Resultado final
Júri
O júri será constituído por elementos da ABAAE, da Faber-Castell, e por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas.
Prémios e Menções Honrosas
Escalão 1, Escalão 2 e Escalão 3:
1º lugar:
– 150€ * em material edding (aluno)
– 150€ * em material edding (professor)
– 500€ * em material edding (Escola)
2º lugar:
– 100€ * em material edding Castel (aluno)
– 100€ * em material edding (professor)
– 300€ * em material edding (Escola)
3º lugar:
– 50€ * em material edding (aluno)
– 50€ * em material edding (professor)
– 200€ * em material edding (Escola)
(*) PVPR
Menções Honrosas: Kit de materiais edding
Nota: O júri reserva o direito de anular a atribuição lugares de premiação, caso os trabalhos de cada escalão não se enquadrem nos critérios descritos ou não tenham a qualidade desejada.
Return Box:
Vídeo sobre a sustentabilidade na Edding:
Projeto em Parceria com:
Assumindo responsabilidades – Para o mundo de amanhã!