Leva a tua turma ao Oceanário | Trabalhos 2024-2025

Almada ( 1 trabalho )



Colégio O Sossego da Mamã (Almada)

A caça e a poluição são dois dos factores que contribuem para a extinção do leão marinho. Inicialmente efetuaram uma pesquisa sobre os agentes poluentes e a forma como os microplásticos nos afetam. Percebemos que o plástico demora muito tempo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Amadora ( 1 trabalho )



Escola Luís Madureira (Amadora)

A ação que a turma vai realizar é uma campanha de limpeza de praia. Esta atividade ajudará a remover resíduos, especialmente plásticos, que podem ser ingeridos pelas tartarugas ou causar enredamento, levando à morte. Além disso, iremos incluir a construção […]

Ver a página do trabalho aqui.

Ansião ( 1 trabalho )



Centro Escolar de Avelar (Ansião)

Para ajudar a reduzir a ameaça do desaparecimento do lince ibérico em Portugal, os alunos do 4º ano realizaram diversas ações e campanhas educativas. Essas iniciativas foram simples, criativas e eficazes na sensibilização de outras pessoas sobre a importância da […]

Ver a página do trabalho aqui.

Espinho ( 3 trabalhos )



Escola Básica Integrada Sá Couto (Espinho)

Após um trabalho de pesquisa, feito pelos alunos da turma SC3C, sobre várias espécies da Lista Vermelha da IUCN, realizou-se uma votação no animal sobre o qual seria feita a campanha. O animal selecionado foi a Enguia Europeia e em […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Integrada Sá Couto (Espinho)

Em turma, os alunos fizeram a pesquisa da Lista Vermelha da IUCN. Analisaram e escolheram, por votação a espécie sobre a qual iam fazer a Ação. A seleção recaiu sobre a "Baleia-Franca-do-Atlântico-Norte". Cada aluno fez pesquisa individual sobre a espécie […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica Integrada Sá Couto (Espinho)

Foi proposto aos alunos pesquisarem animais marinhos da Lista Vermelha da IUCN. Os alunos selecionaram o Tubarão-Sardo. Cada aluno fez uma pesquisa sobre a espécie escolhida, depois em grupo-turma, com as informações recolhidas, elaboraram um texto coletivo sobre a espécie. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Estarreja ( 1 trabalho )



Jardim-Escola João de Deus (Estarreja)

Criação de oficinas educativas para comunidades locais e organizar workshops práticos para ensinar as comunidade educativa sobre os impactos da poluição e da caça ilegal. Mostrar como práticas sustentáveis, que podem ser benéficas tanto para a população e para a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Gavião ( 2 trabalhos )



Escola Básica de Gavião (Gavião)

A turma do 3º ano da Escola Básica e Secundária de Gavião resolveu, em assembleia de turma, aceitar o desafio lançado pela professora titular. Após analisarem o regulamento verificaram que precisavam de ajuda e desafiaram a dinamizadora da AEC Empreendedorismo […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Gavião (Gavião)

A turma do 4º ano da Escola Básica e Secundária de Gavião resolveu, em assembleia de turma, aceitar o desafio lançado pela professora titular. Após analisarem o regulamento verificaram que precisavam de ajuda e desafiaram a dinamizadora da AEC Empreendedorismo […]

Ver a página do trabalho aqui.

Leiria ( 1 trabalho )



Jardim-Escola João de Deus - Leiria (Leiria)

Ação/campanha: "Preserve o Mar, Proteja a Vida!" A campanha de sensibilização envolve diferentes atividades que estão a ser realizadas faseadamente. Após o levantamento das espécies ameaçadas, os alunos elaboraram os cartões “Insta Life” e agora estão a criar folhetos com […]

Ver a página do trabalho aqui.

Lisboa ( 1 trabalho )



Redbridge International School - Campo de Ourique (Lisboa)

A campanha inclui as seguintes ações: Apresentação do trabalho na Assembleia da Primária Limpeza de praia e recolha de objetos de plástico Criação de peças arte com o lixo, alusivo à baleia franca e exposição das peças Incentivar toda a […]

Ver a página do trabalho aqui.

Loures ( 1 trabalho )



Escola Básica do Prior Velho (Loures)

Realização de um desfile de carnaval, com vestuário feito com materiais recicláveis e reutilizáveis que se encontram nos mares, sob forma de poluição, sensibilizando a população para esta problemática. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Matosinhos ( 1 trabalho )



Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)

A ação ‘hands-on’ propriamente dita: Limpeza de praia "Carapau a nadar, oceano a respirar!" Praia a limpar, para Carapau salvar. […]

Ver a página do trabalho aqui.

Oeiras ( 1 trabalho )



Oeiras International School (Oeiras)

Limpeza da Ribeira de Barcarena e campanha de sensibilização “O Rio da OIS é casa de alguém!” A nossa escola está a organizar uma limpeza das margens e leito da Ribeira de Barcarena, que atravessa a nossa escola e onde […]

Ver a página do trabalho aqui.

Penafiel ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária de Pinheiro (Penafiel)

Ação/Campanha: Atividade com o SEPNA – Proteção do Lince-Ibérico No âmbito da nossa campanha de sensibilização ambiental, realizámos uma ação “hands-on” em colaboração com o SEPNA da GNR (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente). Esta unidade especializada tem […]

Ver a página do trabalho aqui.

Póvoa de Varzim ( 1 trabalho )



Escola Básica e Secundária Campo Aberto, Beiriz (Póvoa de Varzim)

No projeto "O Mar Começa Aqui" carrega consigo um significado profundo e simbólico. Esta expressão remete à ideia de que, apesar da vastidão do oceano, ele começa nas pequenas ações e lugares — seja no cuidado com as praias, na […]

Ver a página do trabalho aqui.

Seixal ( 1 trabalho )



Colégio O Cantinho dos Amigos (Seixal)

Ação/Campanha Hands-On: "Oceano Limpo, Cachalote Seguro" Tipo de Ação: ???? Limpeza de Praia e Sensibilização sobre Poluição Marinha e Poluição Sonora Objetivos da Ação: Reduzir o lixo marinho que pode prejudicar os cachalotes e outras espécies marinhas. Sensibilizar a comunidade […]

Ver a página do trabalho aqui.

Setúbal ( 1 trabalho )



Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)

De acordo com a investigação das espécies presentes na lista vermelha da IUCN, os alunos da turma B escolheram o Lince Ibérico para preparar a sua campanha de cidadania. Assim, deram início à pesquisa/análise das ameaças ao referido animal e […]

Ver a página do trabalho aqui.

Sintra ( 1 trabalho )



Escola EB1/JI de Casal do Cotão (Sintra)

Foi elaborado um cartaz, que após passar por todas as turmas/grupos existentes na escola, ficou exposta na entrada da nossa escola. O cartaz, além de identificar o nome comum e cientifico do animal, foram identificadas as principais ameaças, a sua […]

Ver a página do trabalho aqui.

Vila Nova de Famalicão ( 2 trabalhos )



Escola Básica de Joane (Vila Nova de Famalicão)

A campanha "Salvemos o Lobo-Ibérico" tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar e local, sobre a importância desta espécie para o ecossistema. A campanha será desenvolvida através das seguintes iniciativas: Sessões educativas com especialistas sobre a importância do lobo-ibérico no […]

Ver a página do trabalho aqui.




Escola Básica de Joane (Vila Nova de Famalicão)

Sessões educativas, cartazes, vídeos, atividades interativas e reflorestação de habitats. Através do método da Sala de Aula Invertida, a professora, Graça Dinis, solicitou aos alunos da turma EBj4A, que realizassem uma pesquisa sobre as espécies em vias de extinção presentes […]

Ver a página do trabalho aqui.