Jardim de Infância Largo da Feira | Boas Práticas | 2024-2025

Município: Oliveira de Azeméis
Coordenadores
  • Mariana Lima
Ano Letivo
2024-2025
Temas
Alimentação Agricultura Biológica
ODS
Descrição

Este ano letivo, desenvolvemos o projeto “Alimentação Saudável” com as crianças do pré-escolar, focando a importância de hábitos alimentares equilibrados desde cedo. Através da colaboração estreita com as famílias, recolhemos informações sobre os lanches que as crianças traziam para a escola e promovemos uma reflexão conjunta sobre escolhas mais saudáveis. As crianças foram incentivadas a perceberem a importância dos alimentos que consomem e a dialogar com os seus pais ou encarregados de educação, explicando-lhes as razões para trazerem lanches mais nutritivos. Este processo de argumentação e autoavaliação permitiu-lhes tomar consciência dos seus hábitos e, sobretudo, sentir-se protagonistas na mudança. Ao longo do ano, observámos melhorias significativas nos lanches trazidos pelas crianças, com um aumento claro de opções mais saudáveis e equilibradas. Esta evolução traduziu-se não só na alimentação diária, mas também numa maior sensibilização das famílias para a importância de uma boa nutrição. Este projeto destacou-se como uma boa prática pela sua abordagem participativa e educativa, que envolveu diretamente as crianças e as famílias, promovendo uma mudança real e sustentável nos hábitos alimentares. A satisfação maior veio do facto de as crianças terem assumido um papel ativo, sentindo-se capazes de influenciar as suas famílias e de justificar eventuais lapsos, de forma consciente e responsável. Para o próximo ano, planeamos continuar e alargar este projeto, integrando o tema da higiene alimentar, reforçando ainda mais os cuidados essenciais para a saúde e bem-estar desde a infância.

O projeto “Agricultura Biológica”, uma atividade que consideramos uma boa prática e que nos proporcionou grande satisfação, tanto pelos resultados obtidos como pelo envolvimento das crianças e famílias. Este projeto decorreu maioritariamente no espaço exterior, permitindo o contacto direto com a terra e a água, o que gerou nas crianças um enorme entusiasmo, curiosidade e sentido de descoberta. Acompanhar o crescimento das plantas e observar os seres vivos presentes no solo foram experiências mágicas e enriquecedoras, que despertaram o interesse pelo meio natural e fomentaram o respeito pela biodiversidade. As crianças envolveram-se ativamente em todas as fases do projeto — desde a limpeza de espaços exteriores degradados pelas obras da escola, até à preparação do solo, plantação, rega e manutenção da horta. Demonstraram sempre responsabilidade, proatividade e empenho na proteção e cuidado do seu espaço. As famílias colaboraram com entusiasmo, contribuindo com materiais e partilhando descobertas feitas pelas crianças em casa, fortalecendo a ligação escola–família. Esta atividade permitiu desenvolver de forma integrada várias áreas de conteúdo das OCEP, como Conhecimento do Mundo, Expressão e Comunicação, Formação Pessoal e Social, e Desenvolvimento Pessoal. Pretendemos dar continuidade a este projeto no futuro, com o alargamento da horta a novos espaços, novas plantações e o aproveitamento dos produtos colhidos, quer para consumo na escola, quer em casa. Será também uma oportunidade para começarmos a introduzir conceitos de literacia financeira, como o valor dos alimentos, a importância da poupança e o planeamento de recursos.

Fotografias