Coordenadores
- Maria José Costa
- Maria Teresa Pereira da Costa
Ano Letivo
Temas



ODS





Descrição
A realização da atividade sobre desperdício alimentar e seus impactos no ambiente foi de extrema importância, pois abordou uma questão crítica que afeta não apenas a segurança alimentar, mas também o meio ambiente. O desperdício alimentar é uma realidade alarmante, especialmente considerando que milhões de pessoas ainda enfrentam a fome. Outro objetivo da atividade, não menos importante, foi consciencializar alunos e toda a comunidade educativa sobre a gravidade dos impactos ambientais do desperdício alimentar. Foi destacado que, quando os alimentos são desperdiçados, todos os recursos utilizados em sua produção – como água, solo e energia – também são desperdiçados. Além disso, a decomposição de alimentos em aterros gera emissões de gases de efeito estufa, contribuindo para as mudanças climáticas. Portanto, a redução do desperdício alimentar não apenas ajuda a aliviar a fome, mas também mitiga os efeitos negativos sobre o meio ambiente. Com a realização desta atividade educativa promoveu-se a conscientização sobre as causas do desperdício e incentivou toda a comunidade educativa a refletir sobre seus próprios comportamentos e a adotar práticas mais sustentáveis.
A atividade decorreu no âmbito da participação na 16ª edição da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos ocorreu de 16 a 24 de novembro, com o tema “O Desperdício Alimentar não tem Paladar”.
Foram realizadas ações de sensibilização nas aulas de Cidadania e Desenvolvimento com recurso a apresentações e vídeos e respetivos guiões fornecidos pelo Projeto de Educação Ambiental.
Procedeu-se à monitorização do desperdício alimentar que acontece na cantina escolar. Durante uma semana fez-se o levantamento de: número de refeições marcadas, número de refeições marcadas e não consumidas, número de refeições em que a sopa não foi consumida e a quantidade de desperdício gerado. Os dados recolhidos foram tratados e apresentados em gráficos que posteriormente foram divulgados a toda a comunidade escolar.
A apresentação dos dados desta monitorização, acompanhados de uma análise e reflexão dos mesmos durante as aulas de Cidadania, induziram uma consciencialização efetiva da comunidade discente sobre a importância da redução e/ou eliminação do desperdício alimentar e respetivo impacto ambiental, social e económico.