25-26 | Operação Sem Fronteiras –  WETLANDS – um tesouro a conservar

O concurso WETLANDS – Um Tesouro a Conservar é uma iniciativa do Jardim Zoológico, em parceria com o Ministério da Educação e Ciência (MECI) e a ABAAE, através do programa Eco-Escolas.
A presente edição do desafio, integrada na Operação Sem Fronteiras, tem como objetivo central promover o conhecimento, a reflexão e a ação sobre a importância das zonas húmidas (WETLANDS ), ecossistemas vitais para a conservação da biodiversidade, regulação do ciclo da água e mitigação das alterações climáticas.
As zonas húmidas são verdadeiros tesouros ecológicos, cuja proteção depende de uma população informada, consciente e participativa. Assim, este desafio constitui uma oportunidade para as escolas explorarem o tema das wetlands através de atividades interdisciplinares, de investigação, expressão artística e envolvimento comunitário, contribuindo para o desenvolvimento de uma cidadania ambiental ativa e responsável.

Metodologia do projeto

As escolas deverão desenvolver e apresentar uma exposição sobre o tema “WETLANDS – Um Tesouro a Conservar”, dirigida à comunidade educativa.

Os trabalhos podem integrar várias disciplinas e metodologias, utilizando diferentes técnicas, ferramentas e privilegiando materiais que possam ser reciclados e/ou reutilizados.

Cada escola deverá adotar as estratégias mais adequadas ao nível etário dos alunos recomendando-se, no entanto, os seguintes passos:

    • Preparação e definição do tema: apresentação do desafio e metas; Brainstorm coletivo: que história queremos contar? que mensagem?; formação de equipas (investigação, curadoria/exposição, multimédia/documentário, comunicação).
    • Definição participada do projeto: discutir, idealizar e esboçar propostas de exposição e uma estrutura narrativa para o documentário (vídeo).
    • Investigação e levantamento de dados: pesquisa documental, entrevistas, inventário de espécies, levantamento geográfico, etc.
    • Planeamento do conteúdo da exposição: materiais, layout, textos, recursos técnicos, etc.
    • Produção do material para exposição: material gráfico, objetos, painéis, maquetes, multimédia
    • Montagem da exposição e divulgação: montagem do espaço; guias/monitores para o itinerário; materiais de divulgação (exemplo: cartaz, convite digital, press release, redes sociais). Planeamento da abertura da exposição.
    • Abertura: criar um dia para a abertura oficial da exposição é uma boa forma de divulgação. Exemplo de atividades para a Sessão de Abertura da Exposição: visitas guiadas, projeção do documentário, atividades com visitantes (mural de opinião, perguntas, inquéritos curtos). registo fotográfico e vídeo.
    • Produção do documentário: vídeo até 3 min que apresente o tema, a exposição e todo o processo desde a sua conceção, seu desenvolvimento e criação.
    • Reflexão final: o que correu bem, desafios, aprendizagens, recomendações para futuras edições.

Saber mais

Concurso | Regulamento

Podem participar no projeto vários alunos e turmas. No entanto para efeitos de concurso, cada escola pode submeter apenas um trabalho por escalão.
Para participar no concurso, os trabalhos a apresentar pela escola devem respeitar o presente regulamento, apresentando todos os elementos solicitados.

Informação solicitada para concurso

Registo fotográfico
Até 10 fotografias dos painéis/elementos da exposição onde se evidenciem casos de estudo a nível local e global; a apresentação das razões das ameaças e propostas de ações para a conservação da biodiversidade das zonas húmidas. (até 10 fotografias)

Vídeo: documentário relativo à exposição desenvolvida na escola com a duração máxima de 3 minutos, enviado em link do YouTube, com qualidade HD ou Full HD (formatos .avi ou .mov).

Memória descritiva (em formato PDF), elaborada pelo(a) docente responsável em articulação com os alunos, contendo:

  • Descrição do processo de conceção e implementação da exposição;
  • Metodologia e resultados alcançados;
  • Fontes de informação utilizadas;
  • Articulação com as aprendizagens essenciais e disciplinas envolvidas.
  • Disciplinas envolvidas
  • Nº alunos e idade dos alunos envolvidos
  • Nº de pessoas da comunidade escolar envolvidas
Critérios de Avaliação

Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios:

  • Exploração da temática WETLANDS – Um tesouro a conservar a nível local e global;
  • Apresentação de casos de estudo a nível local e global;
  • Pesquisa sobre as razões das ameaças e apresentação de propostas de ações para a conservação da biodiversidade das zonas húmidas.
  • Adequação da exposição ao tema;
  • Originalidade /criatividade
  • Articulação de aprendizagens essenciais das disciplinas
  • Interdisciplinaridade
  • Nº de pessoas envolvidas (comunidade escolar e comunidade local)
  • Demostração, em vídeo, com 3 minutos, no máximo, do envolvimento ativo dos alunos na conceção, implementação e divulgação da exposição

Critérios bónus

  • Escolha de espécies de fauna e flora
  • Apresentação de conteúdos relacionados com Portugal
  • Organização de debates em contexto escolar sobre a temática
  • Uso de materiais que possam ser reutilizados e/ou reciclados
  • Organização de uma Sessão de Abertura da Exposição
  • Envolvimento de outras entidades parceiras (Ex: Junta de Freguesia/Câmara Municipal)
  • Partilha de imagens nas redes socias
Júri

O júri será composto por representantes das seguintes entidades:

  • Jardim Zoológico
  • Ministério da Educação e Ciência (MECI)
  • ABAAE / Programa Eco-Escolas

O júri reserva-se o direito de rejeitar candidaturas que não cumpram o regulamento ou não apresentem qualidade técnica e pedagógica suficiente. Poderá ainda atribuir menções honrosas a trabalhos que se destaquem em determinados critérios.
Das decisões do júri não haverá recurso.

Prémios

Será entregue um certificado de participação no concurso WETLANDS – Um tesouro a conservar a cada equipa (alunos(as), docentes) participante.  As escolas com trabalhos premiados receberão um certificado.

Em cada categoria serão premiados os 3 melhores trabalhos enviados a concurso.

1º Prémio – Participação no programa “À Noite no ZOO” para a turma vencedora (máximo 30 participantes – entre alunos e docentes)

2º Prémio – Entrada gratuita para a turma vencedora no JZ mais programa educativo

3º Prémio – voucher de 15% de desconto na entrada no JZ (não acumulável com outros descontos)

Os trabalhos premiados serão divulgados no site da ABAAE, do Jardim Zoológico, bem como no site da MECI e respetivas redes sociais e ainda no blogue educacional: https://www.zoo.pt/pt/blog/

Prazos

Inscrições: até 31 de janeiro de 2026
Entrega dos trabalhos (vídeo e memória descritiva): até 29 de abril de 2026
Anúncio dos vencedores: 25 de maio de 2026 (publicação nos sites oficiais da ABAAE, Jardim Zoológico e MECI, e notificação por e-mail aos premiados)

Links Úteis
Operação sem fronteiras
WETLANDS – um tesouro a conservar

Quem pode participar

O concurso é de âmbito nacional e destina-se a grupos de crianças e jovens das escolas da rede Eco-Escolas, organizados por escalões:

  • 1º Escalão – Educação Pré-Escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico
  • 2º Escalão – 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico
  • 3º Escalão – Ensino Secundário, Profissional e Superior

Cada candidatura deverá ser apresentada por um grupo ou turma, sob a orientação de um(a) educador(a) ou professor(a) responsável.
Cada grupo pode concorrer com um único trabalho, e cada escola poderá apresentar até dez candidaturas por categoria.

Objetivos

O desafio “WETLANDS – Um Tesouro a Conservar” pretende:

  • Alertar as crianças e os jovens para a importância da conservação das zonas húmidas;
  • Promover o conhecimento científico e ambiental sobre os ecossistemas aquáticos e a sua biodiversidade;
  • Incentivar o envolvimento ativo da comunidade escolar em ações de cidadania ambiental;
  • Estimular a cooperação, solidariedade e reflexão global sobre o papel das wetlands na sustentabilidade do planeta;
  • Reforçar o papel da educação ambiental como ferramenta essencial para a conservação da natureza.

e ainda…

  • Desenvolver projetos multidisciplinares que integrem a temática das zonas húmidas em diferentes disciplinas e contextos educativos;
  • Fomentar a pesquisa e o pensamento crítico sobre o impacto das atividades humanas nestes ecossistemas;
  • Estimular a adoção de comportamentos sustentáveis e responsáveis;
  • Promover o trabalho em equipa e a cooperação entre alunos, docentes e comunidade local;
  • Incentivar a criatividade e expressão visual através da criação de exposições e recursos comunicativos;
  • Valorizar a partilha de boas práticas ambientais e a ligação das escolas com entidades locais.
Competências e aprendizagens 

A participação neste desafio permite o desenvolvimento de competências fundamentais no âmbito da Educação para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente:

  • Conhecimento sobre ecossistemas aquáticos, biodiversidade e conservação da natureza;
  • Capacidade de planeamento e execução de projetos colaborativos;
  • Pensamento crítico, criatividade e comunicação científica;
  • Responsabilidade ambiental e cidadania participativa;
  • Integração dos conteúdos das Aprendizagens Essenciais e da Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania;
  • Valorização do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, nomeadamente nas áreas de “Bem-estar, Saúde e Ambiente” e “Sensibilidade estética e artística”.
Relação com os ODS


Projeto em parceria com:

Inspiração