Alerta Invasoras! | Semana Nacional Sobre Espécies Invasoras (SNEI)

Entre os dias 10 a 18 de outubro de 2020, promovida pela equipa INVASORAS.PT., teve lugar a Semana Nacional sobre Espécies Invasoras, esta que teve como objectivo sensibilizar sobre as invasões biológicas a nível nacional. Saiba mais aqui.

A ABAE juntou-se a esta iniciativa lançando nas suas redes sociais (Instagram e Facebook) o desafio “Alerta Invasoras!”.

Com este desafio pretendemos contribuir para o aumento do conhecimento sobre o tema das espécies invasoras e para a ciência cidadã, que tem um papel relevante não só na prevenção das invasões biológicas, mas também na mitigação dos seus impactes e na partilha de conhecimento entre pessoas.

O desafio:
  1. Tirar uma fotografia com o telemóvel a uma espécie invasora, por exemplo durante o caminho para casa, para escola, para o trabalho ou numa zona que frequentas regularmente;
  2. Identificar o local onde se encontra essa espécie;
  3. Partilhar a foto no Instagram ou Facebook, com o hashtag #alertainvasoras2020

Nota: Aprende a identificar as plantas invasoras em Portugal com a ajuda do Guia de Campo e das fichas disponíveis no Invasoras.pt.

Serão atribuídos prémios simbólicos às 5 melhores fotografias.

Este desafio foi lançado em prol da Conservação da Biodiversidade e da Restauração dos Ecossistemas!