Quais os objetivos
A realização da Auditoria Ambiental à escola/instituição que desenvolve o Programa Eco-Escolas, é um dos 7 passos obrigatórios, e visa inspirar e adequar a realização do Plano de Ação. Pretende identificar os pontos fortes e os aspetos a melhorar em termos de sustentabilidade visando globalmente melhorar a gestão ambiental da instituição, e ainda, incrementar comportamentos mais sustentáveis nos intervenientes.
Assim, tem como objetivos específicos:
– identificar: pontos fortes e fracos na gestão ambiental da escola, mas também nos conhecimentos e comportamentos dos alunos
– inspirar a ação: dar prioridade à realização de ações relativas aos aspetos/temas com pontuação mais baixa na auditoria;
– avaliar: calcular índices temáticos e índice resumo global;
– medir progressos: comparar os índices no início e final do ano ou em anos consecutivos;
– comunicar resultados: evidenciar à comunidade escolar e aos parceiros os resultados da implementação das ações inerentes ao Programa Eco-Escolas.
Em que consiste
Atualmente é constituida por um inquérito dividido em 2 partes:
1- auditoria à escola
2- inquérito aos alunos: A, B, C, D
Na auditoria à escola/ instituição são abordados os temas: água, resíduos, energia, espaços exteriores, biodiversidade e floresta, alimentação e agricultura biológica, mar, ruído, mobilidade e gestão da escola.
Os inquéritos aos alunos incluem igualmente diferentes temáticas, nomeadamente: água, resíduos, energia, espaços exteriores, biodiversidade e, floresta, alimentação e agricultura biológica, mar, ruído, mobilidade e digital.
Recomenda-se a divulgação a toda a escola, para assegurar boa taxa de participação – se possível, superior a 10%.
Uma das novidades é a existência de 4 inquéritos aos alunos que deverão ser aplicados em função do nível ou níveis de ensino existentes. Deverão recorrer ao(s) tipo(s) de inquérito mais adequado(s), à população escolar.
- Inquérito A – para os Encarregados de Educação de: alunos de pré-escolar; alunos de 1º ano do 1º ciclo;
- Inquérito B – para crianças do 1º ciclo;
- Inquérito C – para jovens do 2º e 3º ciclos, secundário e profissional;
- Inquérito D – para estudantes do ensino superior.
Alguns exemplos:
– Exemplo 1: apenas alunos de JI – inquérito A para os Encarregados de Educação;
– Exemplo 2: alunos de JI + 1º ciclo. Pode distribuir 2 inquéritos: o inquérito A aos encarregados de educação do Jardim de Infância e inquérito B aos alunos do 1º ciclo;
– Exemplo 3: alunos de 2º e 3º ciclo – inquérito C;
– Exemplo 4: alunos do pré-escolar ao secundário- inquéritos A, B e C.