Sobre o Programa e atividades Eco-Escolas
O programa Eco-Escolas tem como principal objetivo garantir a participação das crianças e jovens na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis. Este propósito é materializado através de uma metodologia definida e de um conjunto de iniciativas, disponibilizadas às escolas inscritas, sob a forma de projetos, desafios e concursos. Tem, ainda, o mérito de mobilizar as Autarquias para o apoio às escolas, nesta ação de manifesto interesse pedagógico que reforça a consciencialização de todos relativamente à importância do respeito pela natureza e da preservação do meio ambiente.
Nos objetivos gerais do Programa Eco-Escolas identificam-se dois dos domínios Obrigatórios, em todos os ciclos e níveis de ensino, da Educação para a Cidadania. Assim, toda a participação das turmas no programa, inclusivamente com o preenchimento do inquérito Eco-Escolas (em outubro/novembro e em maio), insere-se neste componente de currículo (artigo 15º do Decreto-Lei nº 55/2018 de 6 de julho).
Neste sentido apresentam-se os principais objetivos do Programa bem como uma breve informação sobre a sua implementação na escola.
Objetivos do Programa Eco-Escolas:
1. Aumentar o conhecimento (Sensibilização, Divulgação, Informação em Educação Ambiental/ EDS).
2. Integrar a Educação Ambiental / EDS na educação formal, não formal e informal.
3. Contribuir para a concretização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030- ONU).
4. Contribuir para o progresso na escala da literacia ambiental através do recurso a metodologias participativas de exercício da cidadania.
5. Melhorar a gestão ambiental da escola, sensibilizar e envolver a comunidade.
6. Envolver toda a comunidade escolar com ênfase nos alunos.
7. Orientar para a Ação (Mudança de atitude e comportamento, compromisso, participação e envolvimento, Cidadania e Governança).
8. Abordar “pela positiva” as boas práticas de sustentabilidade (pedagogia de exemplo, construtiva).
9. Produzir valiosos exercícios de cidadania conducentes a uma atitude pró-ativa na comunidade escolar e envolvente.