Jogo de Papéis em Vídeo

No âmbito do projeto Interreg Sudoe ClimACT, as Escolas Baixo Carbono de Portugal, Espanha, França e Gibraltar são desafiadas a interpretar diferentes personagens para debater um tema ambiental relacionado com a conservação da biodiversidade e alterações climáticas. Desafio lançado pela primeira vez neste ano letivo 2018-2019, no qual se propõe às escolas ClimACT o registo em vídeo do debate/jogo de papéis. No debate, os participantes abordam matérias relacionadas com as alterações climáticas, biodiversidade, energia, água, floresta, cidadania. Os melhores vídeos até cinco minutos serão apresentados no evento final do projeto ClimACT.

O roleplay ou jogo de papéis é uma técnica que consiste na encenação, por duas ou mais pessoas, de um problema ou situação. Trata-se de um jogo cada vez mais reconhecido como forma de aprendizagem, dado que promove a comunicação, interação dos participantes, a reflexão sobre um ou mais temas sob diferentes perspetivas e a criatividade.

Os objetivos desta atividade são:

• promover a cidadania ativa;
  • educar para a sustentabilidade;
  • educar para as alterações climáticas;
  • promover as capacidades de comunicação dos alunos.
Quem pode concorrer:

Ao concurso Jogo de Papéis em Vídeo, podem concorrer todas as escolas que participam no projeto Interreg Sudoe ClimACT. No evento final do projeto ClimACT, serão apresentados os melhores vídeos que tenham a duração máxima de 5 minutos.

1º Escalão: 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico

2º Escalão: Secundário e Superior

Prémio:

1 disco externo (armazenamento) para cada escola participante em 2 dos desafios ClimACT 2018/19 (Corridas Solares, Fornos Solares, Código ClimACT, etc), caso não tenham participado em 2017/18.

Condições de Participação:

A participação neste concurso não requer ficha de inscrição. Desafio exclusivo para as escolas que participam no projeto Interreg Sudoe ClimACT.

Deverá ser organizado o debate em sala de aula ou ao ar livre, onde o envolvimento e participação dos estudantes é fundamental. Todo o debate deverá ser registado em vídeo, mas este tem de ser editado para não ultrapassar o tempo máximo de cinco (5) minutos. As autorizações de todos os participantes (RGPD) e/ou respetivos encarregados de educação deverão ser assinadas, digitalizados e guardados os originais em papel. A autorização deverá incluir a cedência dos direitos de imagem ao projeto Interreg Sudoe ClimACT.

O vídeo deverá ser carregado para o Youtube ou Vimeo e enviada a hiperligação (link) para o e-mail climact@abae.pt, com a identificação de todos os autores (Escola, Professor(es), Estudantes).

Prazos

As escolas deverão apresentar por e-mail (climact@abae.pt) o seu trabalho até 19 de abril de 2019

Critérios de Avaliação

Na avaliação dos vídeos, será tido em conta a participação dos alunos, assim como o conhecimento adquirido, ou seja, a capacidade dos alunos entenderem as matérias e assumirem as personagens de forma correta, mas também criativa. O desempenho dos papéis atribuídos deverá ocorrer sob a forma de uma peça de teatro, em que cada um encarna a personagem, quer do ponto de vista físico e psicológico, quer do ponto de vista dos seus princípios e valores.

Exemplos:

Descarregar documento aqui