O Projeto “Muros com Vida” contou, nesta primeira edição, com 519 escolas inscritas e 345 trabalhos submetidos de mais de 100 municípios do país. Desde a fauna e flora do montado alentejano até à floresta endémica madeirense, foram centenas os ecossistemas terrestres e marinhos representados pelas escolas inscritas este ano no Programa Eco-Escolas.
Lançado na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), o Projeto “Muros com Vida” desafia as escolas inscritas no Programa Eco-Escolas, a pesquisar, planear e concretizar uma pintura num muro representativa de um ou mais ecossistemas locais.
As escolas que melhor representaram os ecossistemas que integram o território onde se localiza a escola (naturais e artificiais), que denotaram mais conhecimento sobre o tema “biodiversidade: preservar e regenerar” e que melhor executaram as pinturas, foram as premiadas. O júri responsável pela seleção e avaliação dos trabalhos é composto por elementos da ABAE, Associação de Professores de Educação Visual, DRAAC Açores, DRAAC Madeira, Quercus e ICNF.
As 6 escolas premiadas este ano letivo foram:
Prémios | Nome da Escola | Concelho | Professor(es) Coordenador(es) |
Premiado | Escola Secundária da Moita | Moita | Dina Dias |
Premiado | Escola Sec. Francisco Franco | Funchal | Vera Mónica Cruz Andrade |
Premiado | Escola Básica de Santa Marta do Pinhal | Seixal | Adriana Vitória Moreno Cortiço Ferreirinho |
Premiado | Escola Escultor Francisco dos Santos | Sintra | Sara Alexandra Lopes da Silva |
Premiado | Escola Básica de Amareleja | Moura | Susana Marisa Liquito Balinha |
Menção Honrosa | Escola Básica Pedro Nunes | Alcácer do Sal | Maria Isabel Simas |
Com o Projeto “Muros com Vida”, o recinto escolar e a área envolvente às escolas transformaram-se em efetivos espaços de educação e arte, ganhando uma nova cor e uma nova vida.
Conheça todos os trabalhos, clicando aqui
Parabéns a todas as escolas que abraçaram este projeto!
Clique em cada uma das imagens para ver a pintura completa.
Clique na legenda para ver o trabalho completo.