Projeto “Muros com Vida” | Escolas Premiadas 2022/2023

O Projeto “Muros com Vida” contou, nesta primeira edição, com 562 escolas inscritas e 292 trabalhos submetidos de 100 municípios do país. Desde a fauna e flora do montado alentejano até à floresta endémica madeirense, foram centenas os ecossistemas terrestres e marinhos representados pelas escolas inscritas este ano no Programa Eco-Escolas.

Lançado na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030), o Projeto “Muros com Vida” desafia as escolas inscritas no Programa Eco-Escolas, a pesquisar, planear e concretizar uma pintura num muro representativa de um ou mais ecossistemas locais.

As escolas que melhor representaram os ecossistemas que integram o território onde se localiza a escola (naturais e artificiais), que denotaram mais conhecimento sobre o tema “biodiversidade: preservar e regenerar” e que melhor executaram as pinturas, foram as premiadas. O júri responsável pela seleção e avaliação dos trabalhos é composto por elementos da ABAE, Associação de Professores de Educação Visual, DRAAC Açores, DRAAC Madeira, Quercus, ICNF e o Muralista Tiago Hacke.

As 6 escolas premiadas este ano letivo foram:

Prémios Nome da Escola Concelho Professor(es) Coordenador(es)
 1º Ex-Aequo Jardim de Infância e EB do Prado Vila Real  Maria Luísa Queirós
 1º Ex-Aequo Escola Básica e Secundária Alto dos Moinhos Sintra  Conceição Marques
 2º Premiado Externato Cooperativo da Benedita Alcobaça  Maria Helena Guerra
 3º Premiado Escola EBI Mário Beirão Beja  Ana Cristina Serrano
 Menção Honrosa Escola Básica de Chouselas Vila Nova de Gaia  Maria Cristina Esteves
 Menção Honrosa Escola EB 2,3 D. Pedro II Moita  Maria Luzia Santos Costa

Com o Projeto “Muros com Vida”, o recinto escolar e a área envolvente às escolas transformaram-se em efetivos espaços de educação e arte, ganhando uma nova cor e uma nova vida.
Conheça todos os trabalhos, clicando aqui

Parabéns a todas as escolas que abraçaram este projeto!

Clique em cada uma das imagens para ver a pintura completa.
Clique na legenda para ver o trabalho completo.