Cecília Henriques

By | Seminário 2018 | Biografias

Cecília Henriques;
Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico e Contadora de Histórias. Licenciada em Comunicação Social e Cultural e em Educação Básica com mestrado integrado em Educação Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico; pós-graduada em Arte de Contar Estórias. Dedica-se a explorar o papel que o universo do maravilhoso e do simbólico podem desempenhar na formação integral do ser humano e no modo como nos vemos a nós próprios e ao mundo.

Ana Morgado

By | Seminário 2018 | Biografias

Ana Morgado;
Educadora de Infância e Contadora de Histórias. Licenciada em Educação Básica com mestrado integrado em Educação Pré-Escolar; tem ainda formação e experiência profissional em Artes Plásticas (Curso de Arte e Técnicas de Ourivesaria e Metais) e na área da representação em teatro. Busca contribuir para enriquecer o imaginário do ser humano e incentivar a sua capacidade para ser livre e para sonhar.

Workshop: Natureza Contada

By | Seminário 2018 | Apresentações

Por  Ana Morgado e Cecília Henriques

Natureza Contada – Lugares Distantes Dentro de Nós é um projecto de educação ​ambiental mobilizado pelo poder vinculador da literatura e do ac​to de contar histórias e alinhado com a motivação intrínseca da criança. Através dele propomos a construção de uma consciência ecológica profunda, assente numa visão holística do mundo e do ser humano, que valida e explora diversas esferas de apreensão da realidade, para promover aprendizagens integradas e significativas.

Neste workshop convidamos os participantes a vislumbrar e a experimentar alguns momentos de uma viagem de descoberta de três lugares e de três povos, a partir de três contos tradicionais, norteada pela metodologia de trabalho de projeto. O caminho a percorrer abarcará o metafórico e o literal, o subjectivo e o objectivo, o científico e o maravilhoso, a imersão e a participação.

Workshop: BGreen, como fazer um Spot de Vídeo

By | Seminário 2018 | Apresentações

Por Henrique da Silva

Hoje, as ferramentas multimédia e audiovisuais estão completamente acessíveis a qualquer pessoa. Para os adolescentes e jovens representam, até, o seu ambiente natural de comunicação e relação. No entanto, com muita frequência, tais ferramentas e tecnologias, funcionam mais como obstáculo na relação ensino-aprendizagem e como um problema no âmbito escolar, do que como oportunidade de aproximação entre professores e alunos, e de desenvolvimento de contextos de educação e aprendizagem significativa. O Bgreen Ecological Film Festival (internacional) apresenta uma proposta de aplicação das ferramentas do audiovisual e multimédia à educação cívica, social e ambiental em contexto escolar, usando a tecnologia que a maioria dos alunos tem mesmo à mão!

Com este workshop pretende-se mostrar como as ferramentas áudio e multimédia podem contribuir para desenvolver um ambiente pedagógico, formal e informal, mais rico e potenciador da aprendizagem dos jovens.

Objetivos:

  • Facultar conhecimentos ligados às áreas do audiovisual e da produção de vídeos.
  • Proporcionar a oportunidade aos participantes de colocarem em prática as competências, soft and hard skills, adquiridas no workshop.
  • Divulgar e promover a participação no BGREEN.

Hélder Simões

By | Seminário 2018 | Biografias

Hélder Simões, Licenciado em Saúde Ambiental, pela ESTeS Coimbra, Mestre em Sociopsicologia da Saúde, pelo ISMT. Técnico Superior de Segurança do Trabalho. Especialista em Saúde Ambiental. Coordenou Cursos Técnicos de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente em várias Escola Profissionais. Formador e consultor nas áreas da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho e Ambiente. É autor/co-autor de manuais técnicos de Segurança e Higiene no Trabalho, da linha editorial da ACT. É sócio e fundador da Sociedade Portuguesa de Segurança e Higiene Ocupacionais, foi Presidente da Associação Nacional de Saúde Ambiental 2009-2016. Leciona, desde 1997, na ESTeSC, onde é atualmente é Professor-Adjunto e pertence ao Departamento de Saúde Ambiental, tendo sido seu Diretor no biénio 2010/2011. Na ESTESC é, atualmente, Coordenador do Mestrado em Segurança e Saúde do Trabalho e da Licenciatura em Engenharia de Segurança do Trabalho, Coordena ainda os Programas Eco-Escolas e Jovens Repórteres para o Ambiente. Fundou a delegação da Cruz Vermelha em Pombal. É, ainda, autor de artigos técnicos e científicos publicados em revistas e livros nacionais e internacionais.

Luísa Schmidt

By | Seminário Eco-Escolas | Biografias
 

Luísa Schmidt, socióloga, investigadora principal no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde coordena o OBSERVA – Observatório de Ambiente e Sociedade. É membro do Conselho Nacional de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e do European Environment Advisory Council. Integra o Comité Científico do Programa Doutoral interdisciplinar em “Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável” iniciado em 2009. Autora de vários artigos e livros; colaboradora regular do Jornal Expresso. Entre os seus livros mais recentes destaca-se “Ambientes de Mudança: erros, mentiras e conquistas”, Ed. Temas e Debates, Lisboa 2016. Recebeu o Prémio Ciência Viva Media 2016.

Hélder Pais

By | Seminário 2018 | Biografias
 

Hélder Jorge Ferreira Pais, nasceu em Viseu, em 1 de fevereiro de 1975, licenciado em Ensino, pela Escola Superior de Educação de Viseu, Especializado em Administração e Gestão Educacional, pela Universidade Aberta, Curso de Gestão e Administração Escolar, pelo Instituto Superior de Economia e Gestão, FORGEP – Programa de Formação em Gestão Pública – Instituto Nacional de Administração;
É atualmente Diretor de Serviços de Desenvolvimento Curricular, na Direção-Geral da Educação, representa o ME no grupo de trabalho da Comissão Europeia dedicado à “Promoção da Cidadania e dos Valores Comuns da Liberdade, da Tolerância e da não Discriminação Através da Educação”, representa o ME na rede da Educação de Infância da OCDE, é membro da Coordenação Nacional do Projeto-piloto Autonomia e Flexibilidade Curricular, Coordena o processo de elaboração das Aprendizagens Essenciais, representa a Direção-Geral da Educação no Júri Nacional de Exames de Certificação das Aprendizagens do Ensino Português no Estrangeiro, é responsável pela coordenação de vários projetos nacionais e internacionais.
Foi Diretor de Agrupamento de Escolas, cargo que exerceu durante 7 anos é professor do ensino básico.

Graça Pereira

By | Seminário 2018 | Biografias

Graça Pereira
Nasci no dia 1 de junho de 1966, em Cantanhede, distrito de Coimbra.Vivia a minha infância em Trás os Montes numa aldeia do Barroso, Venda Nova, perto das barragens do Gerês, onde tive o prazer de contactar com a natureza. Estudei em Braga desde o 1º ciclo até à Universidade. Licenciei-me em Biologia e Geologia ( via ensino), pela Universidade do Minho. Fiz o meu estágio na Eb 2 e 3 de André Soares e terminei a licenciatura com uma média de 14 valores, em 1989.
Trabalhei em várias escolas do Minho e estou à quinze anos na Eb2 e 3 de Celeirós, na qual desempenho o cargo de coordenadora das Eco-escolas, que me dá imenso prazer.

Vanessa Seixas

By | Seminário 2018 | Biografias

Vanessa Seixas, natural de Lisboa, é Engenheira do Ambiente pela FCT-UNL e incorpora o departamento de Recursos Humanos do AKI, desenvolvendo trabalho de Responsabilidade Social e Ambiental, desde 2017.
Desde que se formou, em 2011, esteve sempre ligada a estas duas áreas.
É uma das responsáveis da parceria entre o AKI e a Associação Bandeira Azul, que pretende unir o Know-How do AKI ao projeto Bio Hortas nas Eco-Escolas, comprovando que, com o AKI, é fácil fazer!

Workshop: O Solo a Pela da Terra

By | Seminário 2018 | Apresentações

Por José Silva

A Workshop incidirá, não só na enorme importância do solo, que ele é por natureza, como também, na sua vulnerabilidade às agressões externas, sendo ainda, inúmeras vezes, alvo de perigosos atentados pelos quais o Homem é, frequentemente, o principal responsável. De entre esses atentados foi realçado, desde há bastante tempo, o problema da erosão, que tem condicionado fortemente a perda irreversível de muitas toneladas de solo por ano, mas, cada vez mais, outras formas de degradação, como a compactação, a salinização, a acidificação e a contaminação por compostos orgânicos e elementos químicos vestigiais, que assumem importância significativa preocupante.