Atividades e Projetos Eco-Escolas

(ano letivo 2014-2015)

rota20Rota das Eco-Escolas
A “Rota dos 20″ decorrerá simultaneamente em 20 regiões (18 distritos do continente e as 2 regiões autónomas), e iniciar-se-á simbolicamente nalguns concelhos a 22 de abril de 2015 – Earth Day | World Day of Action Eco-Schools. Pode consultar mais informações aqui.

A proposta é a da realização de um conjunto de investigações locais em torno da eficácia e eficiência com que utilizamos a energia. Os temas poderão ser diversos: das energias renováveis, aos hábitos de consumo; dos hábitos de mobilidade às implicações em termos de alterações climáticas. Pode consultar mais informação sobre este projeto aqui.

Através da proposta de um conjunto de actividades, procura-se não só a sensibilização dos envolvidos como também a dotação das Eco-Escolas de um equipamento para deposição de REEE.
Recolhas e atividades criativas. Pode consultar mais informação sobre este projeto aqui.

Dark Skies Rangers

O projeto internacional Dark Skies Rangers, pretende promover a luta contra a poluição luminosa, alertando as populações para a possibilidade de haver soluções inteligentes de iluminação exterior. Pode consultar mais informação sobre este projeto aqui.

Hortas Bio nas Eco-Escolas

A AGROBIO e a ABAE convidam as Eco-Escolas a participar no concurso “Hortas Bio”, promovendo assim as hortas escolares sustentáveis. Pode consultar mais informação sobre este projeto aqui.

Recolha e valorização de tinteiros e toneres em benefício da escola.
O parceiro neste projeto – AMG – para além de valorizar (revertendo em equipamentos ou em euros para a escola) recolhe ainda todos os tinteiros que tenham mesmo os não valorizáveis, fornece eco-boxes e ações de formação sobre o tema, às Eco-Escolas.Pode consultar mais informação sobre este projeto aqui.

Passatempo Carro de Sonho

O objetivo do Passatempo de Desenho Toyota Carro de Sonho é o de criar oportunidades para que as crianças se divirtam e compreendam a importância de sonhar através do desenho de um “Carro de Sonho” recorrendo à imaginação e criatividade. Pode consultar mais informação sobre este projeto aqui.

Roupas Usadas

Fruto de uma parceria entre a H. SARAH – Trading, Lda. e o Programa Eco-Escolas, o projeto “Roupas usadas não estão acabadas” visa (in)formar acerca da importância do adequado encaminhamento de roupa e ainda, calçado, brinquedos e material escolar para reutilização e reciclagem. Pode consultar mais informação sobre este projeto aqui.

Desliga a Ficha

O concurso DESLIGA A FICHA! é uma iniciativa conjunta do Jardim Zoológico (JZ), da ABAE – Programa Eco Escolas – e da Microsoft Educação, através da plataforma “Microsoft Educator Network”. Pode consultar mais informação sobre este projeto aqui.

Os World Days of Action, visam dar visibilidade internacional ao trabalho que diariamente as Eco-Escolas fazem em prol da comunidade.
Este ano Portugal vai aderir às duas datas do World Days of Action (WDA): – 4 a 8 de novembro de 2014 (data de referência 7 de novembro) e/ou – 21 a 25 de Abril de 2015 (data de referência 22 de Abril- Dia da Terra). Pode consultar mais informação sobre este projeto aqui.

Sacos Plásticos

Esta atividade, destinada às Eco-Escolas, procura alertar para a problemática associada à gestão dos resíduos em geral e à utilização de sacos plásticos em particular. Pode consultar mais informação sobre este projeto aqui.

Sim, É na Primavera

Esta atividade é promovida pela Compal (marca da SUMOL+COMPAL) e pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas da Associação Bandeira Azul da Europa e visa chamar a atenção para a importância da separação das embalagens Tetra Pak utilizadas pela marca Compal. Pode consultar mais informação sobre este projeto aqui.

BioDiversity4All

Com este concurso pretende-se dar a conhecer uma parte da biodiversidade nacional, mais concretamente os cogumelos autóctones portugueses, valorizando o nosso património natural. Pode consultar mais informação sobre este projeto aqui.

ecocodigo2014Poster Eco-Código

O Concurso Nacional Eco-Código pretende estimular a participação e a criatividade dos jovens envolvidos no Programa Eco-Escolas através da produção de um trabalho de comunicação: o poster. Pode consultar mais informações aqui.