Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2020

Escola Secundária com 3º Ciclo do Entroncamento (Entroncamento)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho Escola Secundária c/ 3º Ciclo do Entroncamento

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:
6 estações e 10 pontos de interesse

Tema do Trilho:
O laboratório da Biodiversidade às portas da cidade!

Temas das Estações:
Estação 1 - Lagoa do Parque Verde do Bonito - Cultural, Desportivo e Paisagístico. A albufeira do Bonito, pela sua dimensão e sendo única na região, é um pólo de atracção de muitos turistas e de aficionados pela pesca desportiva e canoagem. A albufeira do Bonito, é um dos “ex-libris” da cidade do Entroncamento, sendo de grande importância para o conselho a sua manutenção em boas condições. Aqui encontram-se diversas espécies de fauna e flora.
ESTAÇÃO 2 - Parque Verde do Bonito – Biodiversidade importância e preservação mesmo, à porta da nossa escola. Parque Urbano que além de representar uma zona verde de lazer, promove a educação ambiental e a sensibilização dos entroncamentenses para o resguardo dos recursos naturais, funcionando como um local de interação entre os cidadãos e a natureza. Proporciona o contacto pleno com a natureza permitindo ainda a prática de desportos ao ar livre. Com um património arbóreo e arbustivo considerável, ao percorre-la podem observar-se diferentes espécies de flora autóctone bem como as diversas espécies de fauna que o elegeram como refúgio.
ESTAÇÃO 3 - Cascata da Ribeira da Cardiga – Água - recanto verde e húmido com uma queda de água (açude) é um dos que tem maior dimensão e o que se encontra mais bem conservado onde se pode dar um belo mergulho. No passado nesta zona eram encontrados vários açudes ou diques que eram utilizados para fornecer água para agricultura e a várias azinhagas que existiam junto a esta ribeira. Aqui podemos fechar os olhos e ouvir os sons do meio ambiente: os sons da água a cair, dos pássaros, do vento, das folhas das árvores... e o som do comboio, se ele passar! Podemos aproveitar para sentir o odor da natureza, que neste local se mistura, tornando-se intenso, floral, húmido e fresco.
Ponto de interesse Caminhos de Ferro tema – Cultural e Eco-Inovação .O Museu Nacional Ferroviário é um espaço de vivência coletiva, diálogo e partilha de saberes, que se abre a todos como um território de reflexão e experimentação de relações entre o património cultural e o papel histórico, simbólico e tecnológico do transporte ferroviário em Portugal. Este é um Museu de abrangência internacional, que ao contar a história do caminho de ferro em Portugal, nos remete para uma perspetiva singular da história da Europa e do Mundo.

Autores:
Turma do 8ºD da Escola Secundária c/ 3º Ciclo do Entroncamento, coordenados e orientados pelos professores, André Fonte, docente de educação física e Lucinda Mendes, docente de ciências naturais e Coordenadora do Programa Eco-Escolas da Escola Secundária com 3º ciclo do Entroncamento

2 - Memória Descritiva

Os alunos da turma do 8º ano turma D aderiram com bastante entusiasmo e interesse. A participação neste projeto teve como motivação em primeiro lugar a metodologia apresentada no desafio, Design Thinking "Sentir", "Imaginar", "Criar" e "Partilhar" e o quererem muito explorar a ferramenta (nova) de trabalho; em segundo lugar o grande interesse em conhecer o Parque Verde do Bonito, a sua biodiversidade e problemas de poluição para que enquanto criadores deste projeto "Eco-Trilhos", proceder à limpeza dos espaços do parque, que são muitos.
O local escolhido para a realização do percurso não podia ser outro, pois iria permitir, segundo os alunos, investigar, interpretar e conhecer um território da freguesia em que se insere a escola bem como o seu património ambiental, (rico em biodiversidade), social e cultural; compreender a importância dos espaços verdes no ordenamento do território, na qualidade de vida da população e na mitigação da poluição; desenvolver competências de investigação, trabalho colaborativo, pensamento crítico e criativo, fotografia, ilustração, orientação e reportagem; ligação aos currículos e enriquecimento das aprendizagens
Disciplinas envolvidas: Educação física; ciências físico química; ciências naturais, tic, português e história

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: