Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Escola EB 2,3 de Carregosa (Oliveira de Azeméis)

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
A atividade foi dada a conhecer à comunidade educativa, nomeadamente aos professores titulares do 1º ciclo e Diretores de Turma, informando acerca dos reajustes que as iniciativas do Projeto Eco-Escolas tiveram, no sentido de as adaptar às novas circunstâncias do E@D. Assim sendo, foi sobretudo nas áreas de Cidadania e Desenvolvimento e Ciências Naturais que a atividade “Em busca dos suspeitos do costume” foi dinamizada e desenvolvida, envolvendo sobretudo alunos do quinto, sexto e oitavos anos. Deste modo, aproveitando a temática do “Risco” em Cidadania e Desenvolvimento, os alunos foram convidados a explorar o risco da poluição na generalidade e da produção de resíduos em particular. Já na disciplina de Ciências Naturais foi aproveitada a lecionação da temática “Gestão dos resíduos” para lhes propor um conjunto de três “Desafios verdes” em que os alunos teriam que dar provas de redução e reutilização dos resíduos que habitualmente produzem em suas casas. Agradavelmente, pode-se concluir que as nossas crianças e jovens estão cada vez mais adeptos das questões ambientais preocupando-se com a produção de lixo em particular. São bastante imaginativos nas soluções que encontram para reduzir o flagelo do lixo e, prova disso, foi a grande quantidade de trabalhos com fotografias evidenciando o que faziam lá por casa.