Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Escola Básica Elias Garcia (Almada)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
EM BUSCA DOS SUSPEITOS DO COSTUME, da limpeza de praia ao Arco-Íris “Vai ficar tudo bem”:
Em colaboração com a equipa do ambiente da Câmara Municipal de Almada, a Escola Básica Elias Garcia aderiu ao projeto “EM BUSCA DOS SUSPEITOS DO COSTUME”
Os alunos de 4 turmas da escola, participaram entusiasticamente, em fevereiro de 2020, em duas ações de limpeza de praia. Todo o lixo recolhido foi trazido para a escola, onde foi feita a separação, pesagem e acondicionamento para secagem, para quantificar o total por item e por categoria a fim de serem utilizados na lecionação de conteúdos das disciplinas intervenientes, na construção do painel TOP 10, de lixo marinho, em várias línguas e na construção de obras de arte, em E.V. e E.T.
Esta atividade está, desde o início do ano, articulada com outras disciplinas (português, inglês,francês e fisico-quimica). Para os 7ºs anos, será também considerada uma atividade desenvolvida no âmbito dos DAC (Domínios de Autonomia Curricular).
Em virtude das circunstâncias que estamos a passar, o trabalho final foi alterado, uma vez que a fase de construção dos painéis estava planificada para depois da avaliação intercalar do 2º semestre (início de Abril). Em sua substituição foi proposto aos alunos, já em aulas não presenciais, a construção de uma “obra de arte”, nomeadamente do Arco-Íris "Vai Ficar Tudo Bem", com materiais recicláveis, a fim de ser realizada uma exposição aquando do regresso à escola, que será no próximo ano letivo.
De acordo com as novas indicações dos suspeitos do costume, uma vez que os arco-íris foram construídos com os resíduos habituais que tinham em casa, pedimos que os alunos indicassem também propostas de redução e/ou reutilização desses mesmos resíduos, assim como o tempo de degradação dos materiais utilizados. Apenas não solicitámos a quantidade de resíduos recolhida por habitação.
O envolvimento dos alunos decorreu com grande empenho e entusiasmo em todas as fases, inclusivamente nesta última, já com a participação das famílias, tendo sido rececionados traballhos muito criativos e originais.
Como principais conclusões referem-se a lista top 10 de lixo marinho obtida em aula, como consta nas fotografias em anexo; a consciencialização dos alunos quanto ao tipo de lixo marinho recolhido, separação e contabilização em aula; a sensibilização dos alunos para a problemática global dos microplásticos e seus efeitos na saúde humana e restantes seres vivos; a alteração do conceito de lixo para recurso, que pode ser reaproveitado por exemplo em trabalhos como a construção dos arco-íris; a sensibilização para a separação e deposição dos resíduos provenientes da estadia na praia, nos locais apropriados; a sensibilização para a recolha de 3 ou mais itens presentes no areal por cada estadia na praia.