Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
O Projeto "Os suspeitos do costume", surge no âmbito do “Projeto Rios”, no qual a Escola participa. Estando a Escola situada na zona ribeirinha de Samora Correia, faz todo o sentido os alunos aprenderem sobre diferentes temáticas relacionadas com o rio que atravessa a cidade. Neste âmbito, a escola tem um papel de grande importância na educação das suas crianças e jovens para o desenvolvimento de boas práticas para a preservação do ambiente, tornando-o mais sustentável. O Projeto Rios visa a participação social na conservação dos espaços fluviais. A sua implementação pretende dar resposta à visível problemática, de âmbito nacional e global, referente à alteração e deterioração da qualidade dos rios e à falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral. Pretende-se que os alunos tenham uma relação de proximidade diferente com os rios, em especial com aquele que foi adotado pela sua escola e, dessa forma, aumentar o conhecimento sobre o mesmo, tendo em conta que os rios vão desaguar no mar.
O Projeto Rios iniciou no ano letivo transato, tendo sido realizada a Saída de Monitorização de Primavera. Os então Escudeiros do Rio, fizeram a reflexão sobre os resultados da observação realizada, desenharam as margens do rio e, posteriormente, apresentaram aos futuros Escudeiros (alunos do terceiro ano) o troço de rio adotado.
No outono deste ano letivo, os alunos do 4°ano, realizaram a sua Saída de Monitorização de Outono do Projeto Rios, com acompanhamento da Dra. Ana Palmar, que representa o Município de Benavente, neste projeto. Os alunos tiveram oportunidade de dar continuidade ao trabalho dos "Guarda-rios" do ano transato. Os novos "Escudeiros do Rio" realizaram ainda uma ação de limpeza das margens do rio, analisaram o tipo e quantidade de resíduos recolhidos, fizeram posteriormente a reflexão sobre os resultados da observação e elaboraram cadernos de campo, onde registaram as suas observações e sugestões de melhoria.
Devido ao COVID-19, não pudemos realizar a Monitorização de Primavera, no entanto, em trabalho de projeto, os 21 alunos registaram, ao longo de uma semana, os resíduos produzidos em casa.
Posteriormente, enviaram as grelhas de registo à professora, que fez a compilação dos resultados obtidos (tratamento de dados).
Nas aulas síncronas, foram observados e analisados os resultados e foram partilhadas ideias para a elaboração do cartaz.
O cartaz foi elaborado, numa aula síncrona, no modo de partilha de ecrã, tendo sido escolhidas as imagens, estrutura e conteúdo do mesmo pelos alunos.
Deste modo, a professora foi elaborando o documento, com a colaboração dos alunos e no final transformou o mesmo no PDF que se encontra acima.
Tanto os alunos, como os encarregados de educação, colaboraram de forma exemplar em todas as fases do projeto. Também a autarquia, deu o seu contributo, na parte presencial, em que foi realizada a monitorização do Rio Almansor, tanto com a dinamização do Projeto Rios, como com todo o material necessário à realização das análises da água, grelhas de registo da observação e recursos humanos (engenheira ambiental).
Apesar do lixo encontrado, nas margens do rio, concluiu-se que há várias espécies que o habitam e que o circundam. A água do rio Almansor não está entre as mais poluídas e no rio, o que mais se observa é o lodo, que lhe confere uma cor castanho esverdeado.
Há imensas espécies que habitam as suas margens e leito e há plantas diversas.
Uma das questões abordadas, foi a proximidade da existência de uma praga de Jacintos-do-rio, que têm invadido o Rio Sorraia, do qual o nosso rio é afluente.
Todas as atividades são publicadas na página de Facebook da escola.
Os projetos no âmbito da cidadania e consciência ambiental, poderão revelar-se fundamentais para a sensibilização dos alunos e, através dos mesmos, das famílias e comunidade, para o respeito e preservação do ambiente, bem como para a implementação de boas práticas ambientais.
O cartaz irá ser partilhado na página da Escola e, posteriormente, será feita a divulgação dos resultados, bem como a sensibilização da comunidade para a preservação do Rio Almansor.