Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
A sensibilização para a problemática dos resíduos foi sendo feita a par do projeto Repensar, proposto pelo arquiteto Nuno Vasconcelos. O projeto pretendeu desenvolver a capacidade crítica sobre as práticas de consumo da nossa sociedade, de forma a contribuir para a sustentabilidade (social, económica e ambiental) dessas mesmas práticas. Pretendeu também sublinhar o poder de cada um de nós, para influenciar o mundo (positiva e negativamente) através das mais pequenas escolhas do dia a dia. No início de 2020 afixámos os compromissos de cada turma com base nessas reflexões. Utilizámos o verso de cópias de folhas de árvores autóctones para registar esses compromissos, de forma a também chamarmos a atenção para a importância dessas espécies. A base da árvore, simbolizando as raízes, estava coberta de eletrodomésticos com uma mensagem: Lixo ou luxo? A maior parte das turmas da escola participou nesta atividade.
No início da recolha e monitorização dos resíduos, que posteriormente iriam ser utilizados numa instalação artística a colocar na cidade, ocorreu o confinamento motivado pelo COVID-19. Optámos por desafiar, via email e nas aulas síncronas de PIC/CD, todos os alunos da escola a participar na construção do cartaz, no âmbito do concurso "Em Busca dos Suspeitos do Costume". Pré-selecionados 14, realizou-se uma votação online com a participação de 446 votantes, em cerca de 12 horas.
O trabalho vencedor foi elaborado pelos alunos Tiago Ferreira, Lia Lopes, Gonçalo Quaresma e João Pedro Fóis, do 6.º F. Foi realizado com recurso à ferramenta CANVA e resultou da interdisciplinaridade de Português (texto publicitário) Cidadania e Desenvolvimento e PIC. Do cartaz vencedor detaca-se o frase: Nada muda, se tu não mudares.