Os Suspeitos do Costume – Trabalhos 2020

Colégio de Nossa Senhora de Fátima (Leiria)

Reportagem fotográfica das várias fases do projeto:

Grelha(s) de monitorização preenchida(s):

Painel (1º e 2º período) ou Cartaz (3º período):

Síntese da forma como decorreu o projeto:
O projeto decorreu no mês de maio, ou seja, foi concretizado durante o período de confinamento, no âmbito do combate à pandemia da Covid-19.
O desafio foi lançado às duas turmas do 8ºAno, em Ciências Naturais, no arranque do tema “Gestão Sustentável de Resíduos”. Promovendo a interdisciplinaridade, os resultados obtidos serão também tratados na disciplina de Matemática, em estatística (junho).
Na apresentação do projeto, numa primeira sessão síncrona, foi feito o enquadramento, foram propostas as atividades a realizar, indicada a metodologia e organizados os grupos de trabalho (4 alunos cada grupo). Os alunos aderiram de imediato ao desafio lançado!
As ações desenvolvidas pelos alunos foram as seguintes:
1º Trabalho
- Contabilizar os resíduos produzidos (pelo aluno e agregado familiar) durante uma semana, descarregando e preenchendo a tabela de registo individual.
- Preencher a tabela de registo do grupo, no final da semana, para a qual copiam os resultados individuais e registam a média do grupo.
2º Trabalho
Elaborar um cartaz digital com 5 resíduos habituais em casa e propostas de redução e/ou reutilização desses mesmos resíduos.
3º Trabalho
Refletir, em grupo, sobre os resultados obtidos.
Estas são algumas das suas reflexões/conclusões:
- Este trabalho foi importante para nos alertar dos gastos que fazemos todos os dias e para nos ajudar a reduzi-los cada vez mais.
- Este trabalho despertou-nos para mudarmos os nossos hábitos e para fazer isto mesmo e transformarmos o mundo num lugar melhor.
- Acho que este trabalho serviu como um abre olhos para aquilo que gastamos.
- Com este trabalho eu e o meu grupo percebemos que nem sempre temos noção daquilo que gastamos e como os resíduos podem afetar o nosso planeta, e que devíamos começar a preocupar-nos em reduzir o que produzimos todos os dias.
- Nestes dias à medida que fomos registando o lixo que produzimos reparámos que a quantidade de resíduos que produzimos é bastante superior aquela que pensávamos. Consequentemente, e depois de refletirmos sobre algumas alternativas, concluímos que podemos sempre reduzir, reutilizar e reciclar certos resíduos, utilizado-os para outros fins.
- Depois de termos feito este trabalho tivemos em conta a quantidade de resíduos que produzimos e que, muitos podem ser facilmente substituídos por alternativas reutilizáveis e biodegradáveis, o que ajudaria a preservar o nosso planeta. Daqui em diante estaremos mais atentas ao nosso quotidiano e a todos os resíduos que produzimos.
- Ao longo da contabilização de resíduos apercebemo-nos que realmente precisamos de mudar os nossos hábitos de consumo e que com apenas simples ações podemos fazer a diferença. As ideias renováveis que apresentámos já são praticadas por nós, mas podem ser um ponto de partida para outras pessoas.
- Pequenos gestos como estes tornam-se grandes mudanças! Vamos salvar o planeta!
Como coordenadora deste projeto, posso concluir que, apesar das limitações inerentes ao distanciamento físico, foi um trabalho de interação e partilha com os colegas de grupo e a família e, sobretudo, de compromisso com o ambiente. Valeu a pena!