As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Escola Básica de Delães (Vila Nova de Famalicão)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
3ºanos

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Ficha de monitorização do comedouro/bebedouro:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
No mesmo dia em que colocamos os comedouros e bebedouros nas árvores, enchemo-los com comida e água. Dois dias depois, verificamos que praticamente estavam vazios. Durante o dia, os alunos não conseguiam avistar nenhuma ave. Os alunos ficaram intrigados. Os professores titulares de turma explicaram-lhes que para se avistarem aves é necessário silêncio, o que não acontecia durante o horário letivo. Alguns dias depois, no final do dia, os comedouros e bebedouros foram lavados e novamente abastecidos. No dia seguinte, de manhã, antes das aulas começarem, um grupo de alunos veio mais cedo com o intuito de fotografar e identificar as aves que sobrevoavam o nosso recinto escolar. Mesmo assim, não conseguimos fotografar as aves nos comedouros e bebedouros. Apenas conseguimos fotografá-las no chão e na beirada. Fizemos observações em três dias diferentes.