As Aves Que Nos Rodeiam – Trabalhos 2021

Jardim de infância da Castanheira (Águeda)

Atividade 2 - Conhecer as aves: observação

Ano de Escolaridade:
pre escolar

N.º de Participantes:

Ficha das espécies observadas:

Breve descrição de como decorreu o trabalho de observação e/ou a investigação das espécies:
Construídos os comedouros e bebedouros foram colocados numa arvore em frente à sala do JI. Veio temporal e verificou-se que alguns comedouros não seriam muito sustentáveis como a casa da laranja, porque o que se lá colocaria ficaria molhado com a chuva. Após algumas tentativas de observação decidiu-se alterar o local dos comedouros porque a árvore tinha sido muito podada e os comedouros ficavam desprotegidos e se calhar por isso as aves não os procuram. Fizemos a troca, mas continuamos a ter dificuldade em observar as aves porque não se aproximam dos comedouros. No entanto observamos quando vamos ao exterior, como elas voam, onde pousam e como são. Também não temos uma máquina fotográfica que permita fotografar mais longe.
Conseguimos descobrir neste pequeno espaço de tempo que as aves que andam junto ao nosso jardim de infância são as andorinhas, as alvéolas (que podemos observar muito bem), os pardais, os melros, os corvos e o pisco de peito ruivo.
Como era difícil observar no exterior fizemos pesquisas no computador e fizemos um painel informativo sobre estas aves, que plastificamos e colocámos no exterior, junto aos baloiços que agora existem no exterior e que é uma zona publica.