1
1
Seminário Nacional Eco-Escolas 2024 | Workshops

Jardim Zoológico – Educar para Conservar
Diogo Gomes e Cheila Alves, Jardim Zoológico de Lisboa

Neste workshop será abordado o papel fundamental da Educação para a Conservação da Biodiversidade. Através de uma perspetiva de descoberta dinâmica e participativa, os formandos vão ficar a conhecer a forma como é feita a educação num Jardim Zoológico, quais os desafios atuais e futuros da educação ambiental e ainda terão a oportunidade de criar, de forma colaborativa uma campanha educativa de conservação destinada a uma espécie ou ecossistema. É o workshop perfeito para todos os professores que se interessam de uma forma ativa pela conservação da natureza e biodiversidade.

 

Valorizar a Flora Espontânea
Fernanda Botelho

Reconhecer e valorizar a flora espontânea.

Muitas das plantas chamadas daninhas, que crescem à nossa volta, no meio da horta ou em qualquer fresta de muro ou beira de caminho são afinal plantas que merecem ser valorizadas pois muitas têm usos medicinais, outras são comestíveis, outras ainda produzem flores que são importantes para abelhas, borboletas e outros insetos. Muitas são as suas funções.

Vamos descobri-las, identifica-las e valorizá-las, construindo herbários, desenhando-as, levando-as para a horta e para a cozinha. Afinal o que é uma erva-daninha?

 Ruído em contexto escolar!
Vítor Manteigas, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa

Conhecer o nível de ruído na escola reveste-se de particular importância, na medida em que concorre para o bem-estar da comunidade escolar e é fator determinante no processo de ensino-aprendizagem.

Com o recurso a aplicações móveis, iremos explorar o ruído em contexto escolar, como complemento à auditoria ambiental. Iremos ainda discutir estratégias de comunicação dos resultados apurados e identificar medidas de prevenção e controlo.

A Capacidade do Solo Reter Água com Nutrientes para as Plantas
José Manuel Silva, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco (Funchal)

Uma das propriedades do solo, importante para a vida dos seres vivos, é a sua permeabilidade, isto é, a maior ou menor capacidade do solo se deixar atravessar pela água. Na atividade agrícola, o cultivo sucessivo tende a exaurir tanto a água quanto os nutrientes que as plantas necessitam retirar do solo para se desenvolver.

Neste workshop pretende-se reconhecer diferenças entre os tipos de solo; Testar a passagem de água através dos diferentes tipos de solo, a permeabilidade dos solos; Sensibilizar para a importância do solo, para as áreas agrícolas e florestais; Compreender os solos que possuem maior quantidade de nutrientes disponíveis para as plantas. 

 Plasticologia Marinha
David Santos, Oceanário de Lisboa 

Tem origem no grego plastikos («plástico») e logos («estudo»), ou seja, é a ciência que estuda os plásticos: o caminho que percorrem no oceano e a sua interação e impacto nos organismos e ecossistemas marinhos.

Atualmente, o problema dos plásticos no oceano pesa cerca de oito milhões de toneladas por ano. Apesar de o plástico ter uma grande variedade de utilizações, é importante alertar para o seu uso descontrolado e para o impacto no planeta e no Homem. Mais do que tudo, é urgente mudar a nossa relação com este material.

Além de sensibilizar, neste workshop são partilhadas atividades, ferramentas criativas e conselhos práticos e sustentáveis, que promovem a alteração de comportamentos e pretendem ajudar a minimizar e a mudar o rumo deste flagelo de plástico.

 

Vamos Reinventar o Futuro e conhecer os Plásticos!
Patrícia Carvalho, Associação Smart Waste Portugal

Venha conhecer o PAC e aprender como pode reduzir o uso de embalagens e evitar o desperdício!  Aproveite e conheça um pouco melhor os Plásticos.

Workshop / Apresentação do Programa “Vamos Reinventar o Futuro” e do Guia “Porquê o Plástico”.  Apresentação de um filme 3 minutos e da dinâmica do Programa “Vamos Reinventar o Futuro”. Divulgação/Apresentação do Guia “Porquê o Plástico?”

“Vamos Reinventar o Futuro” é um programa de sensibilização e educação ambiental, que tem como missão promover hábitos de consumo mais sustentáveis, sensibilizando os mais pequenos para a redução de embalagens e materiais descartáveis, assim como para o aumento da utilização de materiais reutilizáveis, sempre que possível.

O Guia “Porquê o Plástico?” tem como principal objetivo, de forma fácil e dinâmica, esclarecer porque se utilizam os plásticos, o que é um plástico, quais os principais desafios à sua utilização e como se pode garantir uma economia circular para os plásticos. Acreditando que se trata de uma excelente ferramenta de transmissão de conhecimento relativo ao plástico.

Plantas Invasores: Identificação, mapeamento e controlo
Ana Sofia Nunes, Invasoras.pt

O workshop terá como finalidade aprender a identificar e a controlar plantas exóticas invasoras em Portugal. Irá iniciar com uma introdução teórica ao tema, passando pelos conceitos, impactes e legislação das espécies invasoras. Após a parte teórica, uma pequena parte prática será desenvolvida, fazendo a identificação de espécies utilizando chaves ilustradas e fichas de espécies.

Vamos perguntar à Natureza?
Ana Filipa Costa e Diana Tuna, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Matosinhos (CMIA)

Já ouviu falar em Soluções baseadas na Natureza? Então, venha daí!
“Vamos perguntar à Natureza” é uma apresentação que pretende dar a conhecer algumas Soluções baseadas na Natureza (SbN).
As SbN são ações inspiradas, apoiadas ou copiadas da Natureza, que visam resolver uma variedade de desafios ambientais, sociais e económicos de forma sustentável. Estas soluções já têm sido implementadas em alguns locais em Portugal, nomeadamente para mitigar os efeitos das alterações climáticas, melhorar a qualidade da água e do ar, promover a biodiversidade ou restaurar ecossistemas degradados, contudo ainda há muitos locais em que uma simples pergunta pode fazer toda a diferença.
Então, vamos perguntar à natureza como fazer a diferença na nossa zona?
Este workshop pretende dotar os participantes de conhecimento nesta área assim como partilhar algumas oficinas/ atividades lúdico-pedagógicas que se podem fazer a este respeito com os diferentes ciclos de ensino.

Nota: “Vamos perguntar à Natureza” tem associada uma exposição itinerante, composta por 13 posters e está disponível para requisitar em formato impresso (A0) ou digital.

Rota da Energia
Tiago Vicente, ADENE

A ADENE – Agência para a Energia, promove a literacia energética dos cidadãos através da iniciativa Rota da Energia, que leva a energia até às escolas e já chegou a mais de 11 000 alunos. A Rota aborda temas como as fontes e formas de energia, energia e potência elétrica, medidas de poupança de energia, entre outros. Neste workshop, será replicada a apresentação realizada pelos técnicos da ADENE junto de alunos do 3º ciclo. A apresentação ficará depois disponível em formato PPT para os professores.

No final, haverá um momento de discussão sobre as formas de comunicar os temas da energia.

Conheça mais sobre o projeto em https://rotadaenergia.adene.pt/.

 

Eco Estórias Enamoradas
Paulinho de Oliveira, Associação Museu das Emoções

Um momento onde com uma estória, vários objetos fora da caixa, bastante criatividade e liberdade de pensamento, vamos descobrir o que a Literacia Emocional e as Emoções podem ajudar na conquista de novas ideias para a Educação Ambiental e para o Desenvolvimento Pessoal e Emocional.

Desafios: Um colibri e a sua floresta. A Terra e um Kolam. Rosas e os seus superpoderes. Gruas Mal Dispostas. O Bloco da Felicidade, entre outros… Estamos em www.emocoes.te e nas redes sociais Instagram – https://www.instagram.com/museu_emocoes/ e Facebook – https://www.facebook.com/museudasemocoes