Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Centro de Educação e Desenvolvimento Nª Srª da Conceição - Casa Pia de Lisboa (Lisboa)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ CED N. Sr.ª da Conceição - Casa Pia de Lisboa

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
À descoberta do nosso bairro

Temas das Estações:
À descoberta do património natural, histórico e cultural do bairro:
1. Largo do Rato
2. Jardim da Estrela
3. Assembleia da República
4. Jardim do Príncipe Real
5. Jardim Botânico de Lisboa
6. Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC)
7. Jardim das Amoreiras
8. Aqueduto das Águas Livres
9. Rua das Amoreiras
10. CED Nossa Senhora da Conceição

Fichas de Estações:

Autores:
Alunos do 7.º ano, turmas A e B.

2 - Memória Descritiva

No início do ano letivo percebeu-se que os alunos não conheciam bem a área geográfica da escola, nem o património natural, histórico e cultural da sua envolvente. Assim, para promover este conhecimento, pensou-se que seria pertinente explorar alguns dos jardins e dos edifícios com interesse histórico e arquitectónico do bairro. A par, a participação no projeto Eco-trilhos foi impulsionada pelo tema globalizante do CED Nossa Senhora da Conceição: Green Universe — Ano Europeu das Cidades Mais Verdes.
As turmas que participaram no projeto pertencem ao 7.º ano de escolaridade, pelo que se desenvolveram aprendizagens essenciais das disciplinas de Ciências Naturais, Geografia, História, Educação Visual, Português, Inglês e TIC.
Os alunos foram realizando as tarefas ao longo do ano letivo, preferindo as atividades mais práticas e os passeios para recolha de informação e para tirar fotografias.
O percurso foi escolhido pela proximidade relativa à escola, cuja localização privilegiada no centro da cidade permite fácil acesso a locais de bastante interesse natural, histórico e cultural. Este percurso permite explorar a inter-relação entre as várias funções dos espaços da cidade e dar relevo aos espaços verdes existentes.
Os alunos elaboraram esboços representativos dos locais do percurso, a partir de fotografias, contemplando elementos naturais e humanos que consideraram relevantes. As fotografias ilustraram também as descrições dos locais visitados, incluídas no percurso elaborado no Google My Maps. Finalmente, os esboços feitos pelos alunos permitiram fazer um croqui ilustrado do percurso.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: