A Biodiversidade da Minha Escola | Trabalhos – Desafio Alunos

Escola S/3 Professor Ruy Luís Gomes (Almada)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ano de Escolaridade:

N.º de Participantes:
25

Fotografias das espécies encontradas:

Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:

Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:

Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:

Memória descritiva:
TEMA – “As abelhas: qual a sua ligação com a biodiversidade?”
O Tema surgiu na sequência dos conteúdos da disciplina de CN, integrado num projeto STEAM: aprender experimentando: “um Planeta debaixo do mesmo Sol”.
OBJETIVOS:
- Consciencializar e encantar os alunos, alertando-os para a existência de “redes” que se estabelecem entre várias formas de vida do planeta e o próprio planeta (casa comum);
- Desenvolver a capacidade de observação e de registo da natureza que nos rodeia;
- Aprender a olhar o pátio com a perceção de que também ele alberga uma variedade de vida que interessa conhecer, respeitar e acarinhar.
ETAPAS:
1ª | CN | Visualização de uma apresentação e exploração da palavra bio+diversidade=Biodiversidade.
| CN | Reflexão sobre as questões: Em que locais podemos encontrar vida?
Há lugares especiais para existir vida?
Ou existe em qualquer lado?
| ET | Construção de cadernos de campo (medição, corte, dobragem, encadernação, decoração da capa)
| CN | Apresentação de uma imagem de uma família num picnic, surgindo uma abelha (GIF)
Exploração de sentimentos, reações, sensações e consequências.
Refletir na necessidade de adotar novas reações.
2ª | NO PÁTIO DA ESCOLA PODEMOS ASSISTIR A PEQUENAS MAGIAS!
| Parceria com CEF TJMEV | Visita à Horta Bio e ao pátio da escola
| Observação, identificação e registo das espécies encontradas
| Reflexão: -Quantos e que tipo de polinizadores encontraste?
-Quantas plantas diferentes conseguiste encontrar?
3ª | Parceria com CEF TJMEV | Identificação de plantas comestíveis;
| Investigação sobre o desaparecimento do enxame da colemia da horta;
| Prova de mel e observação do interior da colmeia;
| Utilização de Apps (Plantet, etc.);
| Ilustração de algumas espécies identificadas no caderno de campo.