Escola Básica Padre Donaciano Abreu Freire (Estarreja)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
5º ano
N.º de Participantes:
21
Fotografias das espécies encontradas:
Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:
- 1 - Digitalização ilustração corvo.pdf
- 2 - Digitalização ilustração Borboleta.pdf
- 3 - Digitalização ilustração Pega Rabuda.pdf
- 4 - Digitalização ilustração cogumelo.pdf
- 5 - Digitalização ilustração Alecrim.pdf
- 6 - Digitalização ilustração Falso plátano.pdf
- 7 - Digitalização ilustração Líquenes.pdf
- 8 - Digitalização ilustração Cipreste.pdf
- 9 - Digitalização ilustração Medronheiro.pdf
Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
Para sensibilizar relativamente à diversidade de espécies de flora, líquenes, cogumelos, aves, insetos e répteis que poderão encontram no recinto escolar, foi proposto este desafio pela professora de Ciências Naturais, Fernanda Raimundo, o de observação da biodiversidade que rodeia o espaço escolar, a pesquisa, captura de imagens e elaboração de ilustrações.
Inicialmente foi dada a conhecer a página web do Eco-Escolas através da visualização da mesma, para recolher informações necessárias à continuidade do trabalho. Apresentaram-se os objetivos propostos deste desafio, bem como o processo a adotar para a realização do mesmo.
Partilhou-se informação aos alunos sobre guias de identificação, outros elementos bibliográficos e de aplicações móveis, a aplicação iNaturalist/Biodiversity4All, Lens e PlantSnap.
Foi ainda feita a revisão de alguns conceitos referidos na disciplina de Ciências Naturais, nomeadamente, a biodiversidade animal e vegetal, a biodiversidade animal e vegetal em Portugal, as causas da diminuição da biodiversidade animal e vegetal e as medidas a aplicar para proteger a biodiversidade animal e vegetal.
Teve lugar um brainstorming de ideias sugestões e propostas em grupo dos alunos do 5º ano em relação à resolução do problema (modo de recolha de dados, tipo de dados a serem recolhidos, sistematização em tabela(s), conceção, estética, apresentação final da ficha de cada espécie selecionada e a respetiva ilustração) para explorar a potencialidade criativa dos alunos tendo por base os objetivos anteriormente definidos.
Foi feito um esboço do trabalho final – Painel- e aferiu-se sobre a disposição das fichas de espécie e das ilustrações para tornar mais fácil a concretização da atividade.
Foram constituídos diferentes grupos, em que cada um ficou encarregue do levantamento de determinado grupo de espécies (aves, insetos, árvores, líquenes e cogumelos) a serem objeto de estudo e pesquisa.
Na Biblioteca Escolar, e em grupo, consultou-se a página web do Eco Escolas com o objetivo de recolher informações extra necessárias à continuidade do trabalho.
Procedeu-se à instalação da App iNaturalist/Biodiversity4All, Lens e PlantSnap, em smartphone e no computador pessoal para a identificação das espécies e exploraram-se as mesmas.
Foram feitas saídas de campo ao espaço exterior da escola, em que os alunos observaram, recolheram dados e capturaram imagens das espécies definidas.
Identificaram-se as espécies, com recurso a guias de identificação e a sites relacionados com o tema.
Investigaram-se páginas web, com recurso ao computador, na Biblioteca Escolar, para selecionar e tratar informação a ser registada na ficha de espécie, permitindo, desta forma, o desenvolvimento de competências na área investigativa.
Pesquisou-se sobre o nome vulgar, o nome científico, o estatuto de conservação, a distribuição geográfica e as ameaças e/curiosidades de cada espécie selecionada culminando no preenchimento da respetiva ficha de espécie.
O passo seguinte consistiu na elaboração da ilustração de cada espécie identificada.
Ao longo do tempo, foi feito o registo fotográfico pelos alunos dos cinco grupos, que expressa as diferentes etapas da planificação e concretização. Os alunos devidamente orientados trabalharam de forma ativa e autónoma no desenvolvimento do trabalho. Foi visível o envolvimento, o interesse e o comprometimento dos alunos na aquisição e aplicação de conhecimentos relacionados com a respetiva espécie a eles atribuída.
Para o desenvolvimento do trabalho foram utilizados os seguintes materiais: manual, caderno diário, guias de campo sobre aves, borboletas, cogumelos, líquenes, árvores, smartphone, esferográfica, lápis, lápis de cor e prancheta.
Na ilustração das espécies foram utilizados diversos materiais (folhas A4 de fotocópia, de cartolina branca, lápis de carvão, lápis de cor, lápis de cera, guaches, aguarelas e pincéis) e usadas várias técnicas de expressão visual (entre outras, a simetria e a exatidão), em articulação com as disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica, de acordo com o definido previamente. Na ilustração das espécies foi utilizada a técnica de lápis de cor, pois este material permite potenciar a sobreposição da cor e deste modo tornar o resultado final mais apelativo.
Depois de concluída a ilustração das espécies, procedeu-se à digitalização das mesmas.
Em relação à construção do painel foram utilizados os seguintes materiais: quatro cartolinas de cor verde claro, nove fichas de espécie preenchidas de tamanho A4, nove folhas A4 de cartolina branca contendo cada uma a respetiva ilustração da espécie, fita-cola e dupla fita cola.
Por fim, foi criado um painel contendo todo o trabalho realizado e afixado num placard à entrada do bloco A da escola.
Metodologia do desafio:
A opção metodológica versou sobre o trabalho de projeto pois este reside na resolução de problemas reais. Assim, definiu-se o problema a estudar: “Como conhecer e promover a ação pela proteção da biodiversidade que rodeia o espaço escolar?”
A metodologia do trabalho de projeto requer uma série de procedimentos, técnicas e instrumentos visando alcançar os objetivos do projeto. Neste âmbito seguiram-se as seguintes fases:
• Recolha de informação: recolheram-se e analisaram-se informações de interesse sobre o tema do projeto:
o Instalação da App iNaturalist / Biodiversity4All, Lens e PlantSnap em smartphone e no computador pessoal e exploração das mesmas;
o Consulta da aplicação iNaturalist / Biodiversity4All, Lens e PlantSnap para identificar e conhecer as espécies selecionadas e respetivo registo;
o Consulta da página web do Eco-Escolas para recolher informações necessárias à continuidade do trabalho;
o Investigação de páginas web para selecionar e tratar informação a ser registada na ficha de espécie;
o Pesquisa sobre o nome vulgar, o nome científico, o estatuto de conservação, a distribuição geográfica e as ameaças e/ou curiosidades de cada espécie selecionada;
o Identificação dos recursos materiais (a serem usados na elaboração do Painel) e humanos (necessários para a concretização dos objetivos);
o Elaboração de um esboço do painel;
o Calendarização das tarefas distribuídas aos alunos.
• Análise da informação:
Verificação da exatidão da informação recolhida;
Correção de erros na recolha de informações.
• Organização dos dados
Os dados foram sistematizados, organizados e registados em tabelas.
• Interpretação dos resultados obtidos
Pela observação de dados constantes do Painel, os alunos referiram que:
A biodiversidade é a quantidade e variedade de espécies animais e vegetais;
O nome científico da espécie a que um dado ser vivo pertence é composto por dois nomes em latim. O primeiro nome identifica o género e o segundo completa a designação científica da espécie.
Principais Conclusões de Análise do Painel:
O termo biodiversidade é referente à variedade de vida na Terra, o que inclui a variedade genética no seio das populações e espécies, a variedade de espécies da fauna da flora, de micro-organismos e de fungos microscópicos.
A variedade da biodiversidade emerge somente pelo resultado da natureza em si, sem a influência humana. Deste modo, a variabilidade tem a ver com as diferentes regiões ecológicas.
As principais ameaças à biodiversidade são: - Ação do Homem, o qual influencia negativamente os outros seres vivos, provocando, por exemplo, perda de habitat e extinção de espécies; - Poluição; - Expansão urbana; - Expansão da agricultura e pecuária; - Consumismo, originando exploração excessiva dos recursos naturais; - Mudanças climáticas e introdução de espécies exóticas.
Local onde está afixado o Painel: Entrada do Bloco A da escola.
Grupo envolvido na sua construção: 21 alunos.
Contribuição para a ilustração das espécies: Professora de Educação Visual e Tecnológica.