Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)
Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo
Ano de Escolaridade:
5º e 6º anos
N.º de Participantes:
13
Fotografias das espécies encontradas:
Digitalização das ilustrações das espécies encontradas:
Ficha das espécies fotografadas/ilustradas:
- Ficha-da-especie_Borboleta cauda de andorinha.pdf
- Ficha-da-especie_Garça boieira.pdf
- Ficha-da-especie_Lagartixa do mato.pdf
- Ficha-da-especie_Melro preto.pdf
- Ficha-da-especie_Gafanhoto.pdf
- Ficha-da-especie_Plátano.pdf
- Ficha-da-especie_Loureiro.pdf
- Ficha-da-especie_Medronheiro.pdf
- Ficha-da-especie_Nespereira.pdf
- Ficha-da-especie_Margaça.pdf
Registo Fotográfico do desenvolvimento do trabalho:
Memória descritiva:
Este projeto foi apresentado ao Clube do Ambiente da escola ainda em novembro. Este é constituído por treze alunos do 2ºciclo. A partir desse momento, os alunos foram para o exterior, observaram e fizeram alguns registos da grande biodiversidade que a escola tem. As três professoras responsáveis pelo clube orientaram desde o início as tarefas do desafio. As observações e os registos foram realizados em espaço escolar e arredores. A diversidade da fauna é menor do que a da flora. A fauna encontrada foram: borboletas de diversas espécies, gafanhotos, formigas, abelhas, aranhas, escaravelhos, aves diversas, nomeadamente melros, rolas, pardais, felosas, garças, entre outras, pequenos mamíferos, como coelhos e ratos, répteis, como as lagartixas e sardões. A flora é imensa, mas muitas plantas por identificar. A escola possui uma grande variedade de árvores de fruto, árvores florestais, arbustos, aromáticas, plantas rasteiras e invasoras. Após várias saídas para o campo, a tarefa seguinte foi escolher as espécies a colocar no trabalho. Por fim, alguns alunos tiveram a tarefa de elaborar as ilustrações. A coordenadora do Programa Eco-Escola, também pertence ao Clube do Ambiente, distribuiu folhas brancas com a identificação da escola e da espécie a ilustrar, para que o trabalho ficasse todo ele homogéneo. Alunos e professoras terminaram a atividade pintando todas as ilustrações selecionadas. Foi um trabalho envolvente e gratificante para todos os participantes. As ilustrações produzidas irão fazer parte da exposição de trabalhos no Dia Mundial do Ambiente na escola.